Aumento na gasolina deve gerar maior demanda por etanol, diz Unica

Publicado em 20/01/2015 10:24

LOGO REUTERS (16408)

Por Caroline Stauffer

SÃO PAULO (Reuters) - A decisão do governo de aumentar tributos sobre a gasolina deverá tornar o etanol mais atrativo para o consumidor, aumentando a demanda pelo biocombustível e levando a uma safra ainda mais alcooleira, em detrimento da produção de açúcar, no centro-sul do Brasil em 2015/16, disse nesta terça-feira a entidade que representa as usinas.

"O setor deve fazer um planejamento de safra ainda mais alcooleiro", disse o diretor técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Antonio de Padua Rodrigues, em conferência com jornalistas.

Na temporada 2014/15, praticamente encerrada, 56,8 por cento da cana processada foi usada para a produção de etanol. Na temporada anterior, o índice havia sido de 54,7 por cento.

A estratégia tende a reduzir a oferta de açúcar do Brasil, maior produtor e exportador mundial da commodity, na safra do centro-sul 2015/16, que começa a ser colhida em abril.

O governo anunciou na segunda-feira que tributará a gasolina em 0,22 real e o diesel em 0,15 real por litro a partir de 1º de fevereiro via PIS/Cofins. A partir do início de maio, esses valores por litro serão divididos entre o PIS/Cofins e a Cide.

A Petrobras, por sua vez, já informou que o aumento de tributos será integralmente repassado aos clientes das refinarias.

As projeções do mercado são de que a gasolina nos postos de combustíveis pode ficar cerca de 7 por cento mais cara.

O combustível mais caro abre espaço para reajuste semelhante para o etanol hidratado (usado diretamente no tanque dos veículos), uma vez que o biocombustível tem um limite informal de preço de até 70 por cento do valor da gasolina, porque ele rende menos.

A Unica não fez estimativas sobre o provável aumento do preço do etanol nos postos e sobre o impacto para o caixa das usinas, dizendo que estes reajustes costumam ser diluídos ao longo da cadeia.

"Isso ainda vai depender da política de preços da Petrobras", disse Padua, referindo-se ao comportamento dos preços da gasolina ao longo do ano.

 

MELHORIAS NOS CANAVIAIS

Mesmo sem estimativas precisas, o setor de açúcar e etanol já projeta melhoria no caixa em 2015.

Um grande volume de etanol produzido na safra 2014/15 já será comercializado com preços melhores.

"O setor ainda carrega estoques suficientes até abril ou maio e há uma oportunidade de ter um preço melhor para esse período", disse Padua.

O diretor da Unica estimou também que a melhoria de renda das indústrias permitirá mais investimentos em renovação de canaviais ao longo deste ano, com impacto na produtividade da safra 2016/17.

"Estamos há dois ou três anos com nível de plantio muito aquém da realidade. Essa geração de caixa pode estimular maior reforma do canavial", disse Padua.

Para a presidente da Unica, Elizabeth Farina, a maior carga tributária sobre a gasolina é uma diferenciação positiva, porque "valoriza o combustível renovável que reduz emissões de gases de efeito estufa".

No entanto, ainda não é suficiente para estimular uma retomada de investimentos em capacidade industrial.

"É importante saber agora da persistência, da estabilidade das regras. A regra retoma alguns elementos do ciclo (passado) de investimentos no etanol", disse ela.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário