Camex deve decidir neste mês sobre taxa do etanol importado
A Câmara de Comércio Exterior (Camex) deve tomar uma decisão no final deste mês sobre a adoção de tarifa de importação de etanol pelo Brasil. O Conselho de Ministros tem encontro previsto para o dia 25 de julho, informou a assessoria do órgão que deixou o Ministério de Relações Exteriores (MRE) e voltou a ser vinculado ao de Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic).
A cadeia produtiva da cana-de-açúcar esperava uma decisão para a reunião do Comitê Executivo de Gestão (Gecex), órgão técnico da Camex, no dia 4 de julho. No entanto, de acordo com a assessoria da instituição, ficou estabelecido que seria assunto para os ministros, cujo conselho é responsável pela "deliberação superior e final".
O setor sucroenergético do Brasil defende uma taxação de 17% em função do forte aumento das importações de etanol neste ano. De janeiro a junho, o volume foi de 1,277 bilhão de litros, conforme dados compilados pela União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), que representa as usinas de açúcar e etanol do Centro-Sul do Brasil.
O volume total importado no primeiro semestre foi maior que o contabilizado em todo o ano passado (821,578 milhões). Só em junho de 2017, foram 196,72 milhões de litros de etanol do exterior no mercado brasileiro. No mesmo mês em 2016, tinham sido 37,148 milhões.
Leia a notícia na íntegra no site do Globo Rural
0 comentário
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY
Produção de açúcar do centro-sul deve cair 5% em 2026/27, prevê Safras & Mercado
Faturamento médio das exportações de açúcar pelo Brasil cai 16,9% em dezembro
Preços do açúcar fecham em alta nesta 2ª feira (22) em NY e Londres