Safra 19/20 de cana e açúcar deverá repetir mais uma queda de produção contando as variáveis que estão presentes em 18/19

Publicado em 07/05/2018 17:55

LOGO nalogo

Já deixou de ser razoável supor que a safra 19/20 de cana e açúcar será menor que a atual para se tornar quase uma certeza. Todos os indicadores apontam nessa direção, olhando apenas o mercado e sua conjuntura, sem serem consideradas as condições climáticas. Preços baixos internacionais já estão sinalizados para mais um ciclo e o envelhecimento da cana aumentará no Centro-Sul.

E parece que os analistas começam a enxergar essa perspectiva a partir das revisões menores sobre a safra 18/19 e da situação de muitas empresas. Em entrevista ao Notícias Agrícolas na sexta (4), Andy Duff, estrategista global de açúcar do Rabobank, levantou a questão diante de mais um ciclo de excedente mundial de açúcar, como no atual, que já foi desenhado por Índia e Tailândia.

Ricardo Pinto, da RPA Consultoria, não tem dúvidas quanto a uma safra futura menor, considerando que se chegará a uma média de canaviais com sete cortes e menores gastos com tratos culturais. “Além de se repetir no mínimo uma renovação de 10 a 13% das lavouras, aumentará a densidade de canaviais no limite”, disse.

O complicador é que a adubação, por exemplo, deverá ser reduzida, com certeza nos canaviais mais velhos – de 50/60 t/ha -, mas também podendo alcançar lavouras mais jovens. No máximo, vão ser usados herbicidas. “A partir dde setembro e outubro, o financeiro das usinas terão mais poder decisão e a ordem é gastar menos possível”.

A RPA apontou em 10 de abril, para o Notícias Agrícolas, a safra atual em 580 milhões de toneladas de Goiás ao Paraná – agora já está cortando mais, faltando mais uns dias para vir com uma revisão oficial. Mas ao olhar que a as primeiras canas cortadas já apresentam quebra – de 10% no Norte de São Paulo e no Oeste -, mais os levantamentos da empresa que mostram “nove unidades sendo paralisadas este ano”, Pinto acredita que o cenário será carregado para a próxima temporada.

Na INTL FC Stone, João Paulo Botelho diz que “não me surpreenderia” mais uma quebra. Nesta terça (8), a consultoria lança sua mais recente estimativa de safra 18/19 (a última foi dada em 590,7 milhões de cana e 31,5 milhões de toneladas de açúcar, no Centro-Sul), mas Botelho lembra a renovação está comprometida desde 2014. “O último grande evento climático que influenciou decisivamente o setor foi em 2014 e desde então, salvo problemas pontuais, não houve nada significativo, mesmo assim a cana só envelheceu”, completou ele, concordando também com a RPA a respeito da contenção de gastos em tratos culturais.

O analista da FC Stone também aponta que em áreas de expansão, como no Centro-Oeste, se esperava a entrada de produtores para suprir as indústrias, o que não aconteceu e continuará não acontecendo.

A diminuição da participação do Brasil no mercado mundial de açúcar para 19/20 e também o volume de matéria-prima deverão ser menores, mas a Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA) trabalha com a expectativa de que as atuais baixas internacionais não deverão se sustentar por muito tempo, hoje na casa dos 11 c/lp em Nova York. Jeferson Degaspari, diretor executivo da empresa, defende a ideia de que mais um ciclo de baixa no Brasil vai acabar puxando os preços para cima.

Outra pergunta em aberto é quanto ao etanol. Hoje ele está pagando a usina melhor que o açúcar, mas deverá cair no pico de safra. E etanol, com maior liquidez, ajuda a segurar o caixa de muita “usinas fragilizadas”, mas ninguém pode apostar nesse produto em prazo mais longo, mesmo com a política de previsibilidade que a Petrobras hoje impõe ao petróleo e que favorece o biocombustível.

E nem o RenovaBio pode dar alguma resposta antes de 2021, pelo menos.

Por isso o açúcar continua sendo o fiel da balança quanto ao tamanho das próximas safras, exatamente assim, no plural.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Giovanni Lorenzon
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário