Câmara de Araraquara (SP) põe em risco a cana se aprovar fim da pulverização aérea, até em outros lugares

Publicado em 12/06/2018 09:54

LOGO nalogo

Na tarde desta terça-feira (12), a Câmara dos Vereadores de Araraquara vai votar Projeto de Lei que proíbe a aplicação aérea de defensivos agrícolas, cuja aprovação deverá acarretar prejuízos à produção de acordo com a unanimidade dos produtores regionais. Pior, pode gerar espécie de jurisprudência e incentivar movimentos parecidos Brasil afora.

A Canasol, segundo seu presidente Luis de Oliveira, repudia o questionamento feito por um vereador petista, “mais uma iniciativa desastrada e demagógica que tenta enganar a população propondo soluções inadequadas para uma atividade que já é regulamentada pela Legislação Federal”.

O PL da Câmara araraquarense, centro de São Paulo, também é considerado inconstitucional, pois proíbe atividade permitida e regulamentada legalmente.

A alegação do vereador é da geração de problemas na apicultura com a pulverização aérea de defensivos, o que, na opinião da Canasol e também de outras entidades locais, como o Sindicato Rural, é despropositada. E, inclusive, não conta com o apoio das muitas associações de apicultores, entre as mais representativas, como a Associação Brasileira da Indústria do Mel (Abemel).

“A cana de acúcar é uma das culturas que menos aplica defensivos por via aérea e uma das que mais utiliza o controle biológico de pragas. Contudo, há situações em que o controle através de defensivos é imprescindível até que a pesquisa não oferecer uma alternativa”, informa ainda Luís de Oliveira.

Até 10hs desta manhã de terça os produtores contavam com a retirada da votação do PL da pauta.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Giovanni Lorenzon
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário