Timing parece mais favorável para IPO da Raízen antes do da Compass, diz CFO da Cosan

SÃO PAULO (Reuters) - A Cosan avalia que o "timing" de mercado parece mais favorável à realização de uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da Raízen antes de uma operação envolvendo a Compass Gás e Energia, disse nesta terça-feira o diretor financeiro do grupo, Marcelo Martins, a jornalistas.
O IPO da Compass, que estava encaminhado, foi suspenso no ano passado, devido às condições de mercado. Agora, após a Raízen ter anunciado a aquisição da rival Biosev, a companhia está mais forte para uma oferta de ações, sem falar que tem grande atratividade como empresa de energia renovável para investidores globais, segundo o executivo.
"A Raízen tem business internacional, tem uma atratividade muito grande para investidor ESG (sigla para governança ambiental, social e corporativa), é um grande player 'green', como a gente posiciona. E este 'timing' é ideal para realizar a captação de uma empresa do tamanho da Raízen", disse ele.
Segundo Martins, a empresa produtora de açúcar, etanol e bioenergia, que atua também na distribuição de combustíveis, "está pronta para fazer uma captação para continuar financiando seu crescimento".
"Tem a prontidão da empresa e o momento de mercado, e acho que essa é uma combinação bem feliz para a Raízen, prontidão a gente controla mais...", afirmou.
Ele argumentou que a Cosan, que busca ter quatro de seus principais negócios listados, vai focar na Raízen primeiro uma vez que o grupo não quer ter duas operações sendo realizadas no mesmo momento.
"Ainda que não sejam negócios que têm competição (Raízen e Compass), mas com o fato de queremos gerir de perto esse processo, acreditamos que o 'timing' será primeiro para a Raízen e depois possivelmente para a Compass", concluiu.
(Por Roberto Samora)
0 comentário
Açúcar avança em NY e exportações brasileiras ganham ritmo em dezembro
Açúcar sobe mais de 2% nesta 6ªfeira (19) mas encerra semana com baixas em NY e Londres
Mercado do açúcar sobe mais de 1% nesta sexta-feira (19)
Cotações do açúcar ampliam queda com sinalização de novas exportações pela Índia
Mercado do açúcar mantém pressão negativa nos preços internacionais nesta quinta (18)
Com pressão do câmbio, açúcar fecha em queda e recua pela terceira sessão seguida