CNA levanta custos de produção de cana, café e piscicultura

Publicado em 16/07/2021 09:19

Esta semana o projeto Campo Futuro da CNA levantou custos de produção da cana-de-açúcar, na terça (13), em Pirassununga (SP), de café em Itabela (BA), na quarta (14), e de piscicultura em Londrina (PR), na quinta (15).

No município paulista, o projeto analisou uma propriedade modal com produtividade média de 75 toneladas de cana por hectare e 150 quilos de Açúcar Total Recuperável (ATR) por tonelada colhida.

Com base nos dados, o levantamento apontou que o plantio continua sendo 100% manual, enquanto a colheita acontece com um índice de mecanização de 95%, superior aos 90% verificados pelo projeto na safra 2020/2021.

Em relação aos dados de custo de produção, verifica-se um incremento significativo na margem líquida em relação à safra 2020/2021.

“O incremento nas margens foi consequência, principalmente, da manutenção da boa qualidade da cana da região, aliada à melhor remuneração da matéria-prima aos produtores, que foi ampliada em 40% frente à safra anterior”, avalia a assessora técnica da Comissão Nacional de Cana-de-Açúcar da Confederação, Eduarda Lima.

Café – Em Itabela, na Bahia, o Campo Futuro analisou uma produção de café com sistema irrigado e semimecanizado. Segundo o levantamento, a produtividade média da propriedade é de 60 sacas por hectare.

A condução da lavoura foi o item de maior peso entre as despesas e representou 58% do Custo Operacional Efetivo (COE), dos quais 41% de gastos com insumos. Os custos com colheita e pós-colheita responderam por 24%.

“Os produtores têm um grande desafio na região porque as características do sistema produtivo indicam um elevado estoque de capital, o que acaba pesando no custo total da atividade e limitando assim os ganhos”, afirmou Thiago Rodrigues, assessor técnico da CNA que acompanhou o painel.

Piscicultura – Em Londrina (PR), o painel analisou uma pequena propriedade com dois hectares de lâmina d’água na produção de tilápia, com povoamento de alevinos de 1g e despesas de tilápia com 950g.

O maior custo de produção foi com a ração, que representou cerca de 85% dos custos operacionais. Segundo a análise, as margens bruta e líquida foram positivas devido ao aumento na venda dos peixes.

De acordo com os produtores ouvidos, o quilo do peixe está saindo a R$ 7,50, valor acima da média dos últimos anos. “Eles atribuíram esse cenário ao aumento do consumo de peixe na região, principalmente devido ao preço da carne bovina. O preço do peixe está equivalente ao do frango”, afirmou Lilian Figueiredo, coordenadora de Produção Animal da CNA.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário