China aprova duas variedades transgênicas de cana do CTC
O Ministério da Agricultura da China anunciou na sexta-feira (13) a aprovação de duas variedades de cana-de-açúcar transgênica produzidas no Brasil. A CTC20Bt e a CTC9001Bt, desenvolvidas pelo CTC (Centro de Tecnologia Canavieira), têm tecnologia 100% nacional.
“O CTC é a primeira empresa brasileira a desenvolver um produto de biotecnologia agrícola que obtém a aprovação da China. O processo de aprovação lá é extremamente rigoroso, porque a China é muito cautelosa em relação a organismos geneticamente modificados”, diz Silvia Yokoyama, diretora de Assuntos Regulatórios e Governamentais do CTC.
Segundo Silvia, o CTC conseguiu aprovar suas canas Bt em menos de quatro anos, prazo relativamente curto se comparado a de outros produtos transgênicos avaliados pelo Ministério da Agricultura chinês.
“Encaminhamos todos os documentos e análises, atendendo a todas as exigências dentro dos prazos e trabalhamos em parceria com os governos e setor produtivo”, diz Silvia.
As duas canas Bt, as primeiras canas transgênicas em comercialização no mundo, são resistentes à broca. O uso dessa tecnologia proporciona ganhos aos canaviais brasileiros por contribuir com o controle da praga que traz prejuízos anuais de R$ 5 bilhões, ao mesmo tempo que contribui com a sustentabilidade do meio ambiente.
O CTC investiu cerca de R$ 1 bilhão nos últimos anos no Programa de Biotecnologia para disponibilizar a seus cientistas laboratórios de última geração e um banco de dados com informações estratégicas sobre variedades de cana, solo, clima e produtividade de várias regiões do país.
Criado em 1969, o CTC contribuiu nestes mais de 50 anos de história para o avanço tecnológico do agronegócio nacional e a competitividade do setor sucroenergético, levando o Brasil à liderança mundial do setor, com produção sustentável de açúcar, etanol (biocombustível limpo e renovável) e bioeletricidade.
0 comentário
Açúcar encerra semana em baixa com perspectiva de excesso global de oferta
Vendas no Centro-Sul atingem 1,33 bilhão de litros nos primeiros quinze dias de janeiro
Exportações de açúcar fecham janeiro com queda de 27,2% no faturamento frente a 2025
Fixação de preço do açúcar do Brasil em NY atinge 38%, abaixo do ano anterior, diz Archer
Açúcar amplia perdas em NY e Londres com expectativa de excesso de oferta global
Centro-Sul deve impulsionar novo ciclo de excesso de oferta no mercado global de açúcar, avalia Hedgepoint