Fávaro diz que governo estuda elevar mistura do etanol na gasolina em 2,5 pontos percentuais
![]()
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse nesta quarta-feira (17), durante o 1º Congresso da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), realizado em Brasília (DF), que o governo brasileiro estuda em elevar em 2,5 pontos percentuais, a mistura do etanol na gasolina.
Com isso, a mistura que está atualmente em 27,5% iria para 30%.
"Já está no radar do governo brasileiro, do presidente Lula, do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a adição obrigatória de 30% do etanol na gasolina, aumentar em 2,5 pontos porcentuais. Há toda uma conjuntura a ser estudada ainda, mas é uma grande possibilidade", disse.
O ministro afirmou que a decisão ajudaria o mercado do milho, que enfrenta baixos preços, pois elevaria o consumo do cereal no mercado brasileiro. Os investimentos em usinas de etanol de milho nos últimos anos dispararam no país, principalmente nos estados da região Centro-Oeste.
"Isso consequentemente aumenta consumo de milho para poder puxar os preços um pouco para cima e garantir viabilidade dos produtores", afirmou. "Caso todas essas medidas não se mostrem suficientes na plenitude, claro que o programa de apoio à garantia de preços mínimos deve ser ‘startado’ pelo governo federal na medida do possível".
0 comentário
Açúcar encerra semana em baixa com perspectiva de excesso global de oferta
Vendas no Centro-Sul atingem 1,33 bilhão de litros nos primeiros quinze dias de janeiro
Exportações de açúcar fecham janeiro com queda de 27,2% no faturamento frente a 2025
Fixação de preço do açúcar do Brasil em NY atinge 38%, abaixo do ano anterior, diz Archer
Açúcar amplia perdas em NY e Londres com expectativa de excesso de oferta global
Centro-Sul deve impulsionar novo ciclo de excesso de oferta no mercado global de açúcar, avalia Hedgepoint