VLI registra movimentação recorde de açúcar na Ferrovia Centro-Atlântica em 2024/25
![]()
Por Roberto Samora
SÃO PAULO (Reuters) - A companhia de logística VLI atingiu um recorde de 6,2 milhões de toneladas na movimentação de açúcar na safra 2024/25 (abril/março) pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), apesar de uma produção menor no centro-sul brasileiro, afirmou a empresa ao antecipar dados consolidados à Reuters.
A marca histórica foi obtida, afirmou a VLI, apesar de a principal região produtora do país ter registrado uma redução de 5,3% na produção de açúcar em relação ao ciclo anterior, para 40,17 milhões de toneladas, conforme dados da associação de produtores Unica.
"O resultado expressivo que obtivemos na safra 2024/2025, mesmo com um volume produzido de açúcar menor no centro-sul brasileiro, é fruto de nossa capacidade para desenvolver soluções operacionais e estratégicas inovadoras...", disse o diretor de operações do Corredor Sudeste da VLI, Marcelo Cardoso, em nota.
A exportação de açúcar do centro-sul, entretanto, ficou praticamente estável em 2024/25, com 35,13 milhões de toneladas, de acordo com a Unica. Para manter os embarques mesmo com produção menor, produtores escoaram estoques remanescentes da temporada anterior.
Nos portos, a VLI ressaltou que "manteve o mesmo desempenho do exercício anterior", embarcando 5,0 milhões de toneladas no Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio de Mesquita (Tiplam), em Santos, um dos maiores do país.
A safra 2024/2025 foi marcada por desafios climáticos, que "ocasionaram uma maior compactação do açúcar, o que representa um grande desafio logístico, por dificultar o desembarque do produto", notou a companhia.
Para solucionar a questão, a VLI investiu na cocriação de soluções inovadoras com seus clientes, como a adoção do uso de socadores pneumáticos para auxiliar na descarga dos vagões, a adoção de um tempo de descanso mínimo nos Terminais Integradores de Guará (TIGU) e Uberaba (TIUB), aspersão nos armazéns (aplicação de partículas de água no produto para equilíbrio de temperatura), entre outros.
Segundo a VLI, tais soluções viabilizaram impactos positivos no negócio dos clientes que utilizam o Tiplam para a exportação de açúcar.
"A Czarnikow, por exemplo, aumentou seus carregamentos no terminal em 32% em relação ao volume movimentado na safra 2023/2024", afirmou a VLI, em nota.
O corredor Sudeste da Ferrovia Centro-Atlântica abrange Estados como São Paulo, Minas Gerais, Goiás, além do Distrito Federal, movimentando açúcar, grãos e fertilizantes, majoritariamente.
(Por Roberto Samora)
0 comentário
Açúcar cai com movimento técnico nesta 6ª feira (26) mas fecha semana com ganhos acima de 2%
Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY