Governo vai aprimorar linha de crédito para estocagem de etanol, anuncia ministro

Publicado em 23/04/2010 09:22
Anunciadas no Plano Agrícola e Pecuário 2009/2010, as linhas de crédito para formação de estoques de etanol e de recuperação de áreas degradadas serão ajustadas para atender um maior número de agricultores, já que tiveram baixa procura desde seu lançamento. Segundo o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, os dois programas são pontos de destaque no Plano Agrícola e Pecuário 2010/2011, que já está em fase final de formulação e deverá ser lançado em junho.

“Dos R$ 2 bilhões oferecidos no ano passado para estocagem de etanol, foram tomados apenas R$ 33 milhões. Como os juros eram muito altos, o programa não teve adaptação aos seus objetivos”, afirmou Rossi. O ministro disse que está se reunindo com representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Banco do Brasil, principais financiadores do setor agropecuário, para corrigir as falhas nesses programas, considerados estratégicos pelo governo.

 “No caso do etanol há um problema grande, que é a sazonalidade, com épocas em que o preço dispara, gerando uma instabilidade grave para os consumidores que têm carro flex. Com a estocagem, queremos criar uma estabilidade”, afirmou Rossi.

 Já a recuperação de áreas degradadas, faz parte das estratégias do governo brasileiro para cumprir as metas de reduzir a emissão de gases de efeito estufa anunciadas na 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15), em Copenhague, na Dinamarca. Além disso, o uso dessas terras também possibilita aumentar a produção de alimentos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agência Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário