Argentina: especialista adverte que zona núcleo seguirá comprometida pela falta de chuvas, complicando o plantio de trigo

Publicado em 08/03/2018 09:22

O próximo plantio de trigo na Argentina, que irá começar em maio, poderia enfrentar dificuldades se não ocorrer uma mudança no padrão climático - mudança essa que não se vislumbra até então, mediante o atual cenário de falta de chuvas.

Segundo os especialistas, se não houver uma melhora na transição entre as estações, do verão para o outono, a campanha de trigo começaria com reservas muito baixas de umidade. Seria necessário que as chuvas, que entre novembro e fevereiro estiveram entre 100mm e 400mm abaixo da média dos últimos 44 anos, retornassem aos valores normais.

"No curto prazo, a zona central seguirá bastante comprometida pela falta de chuvas. O cenário não é bom", disse Germán Heinzenknecht, meteorologista da Consultoria de Climatologia Aplicada (CCA), ao Notícias Agrícolas.

Para o especialista, a situação deve ser melhor no norte do país na segunda quinzena de março, com alguma coisa de chuvas na região dos Pampas. Mas "não parece que haverá uma mudança contundente para a zona núcleo".

De acordo com Heinzenknecht, março irá finalizar com a seca "instalada". Entre meados de março e meados de abril deveria notar-se uma melhora que, se não aparecer, poderá deixar reservas muito estreitas para o plantio de inverno.

Ele também sinalizou que a estatística em matéria de chuvas possui um máximo na transição estacional. Nesta linha, deveria haver mais chuvas neste período, algo que não é certo até o momento.

"Sabendo do déficit do qual nós estamos vindo, em algumas zonas as chuvas normais, se não forem concretizadas, deixariam um cenário ajustado", projetou.

Tradução: Izadora Pimenta

Leia também:

>>> Soja: Continuidade do clima seco na Argentina agrava perdas nas lavouras
>>> Além das perdas na Argentina serem irreversíveis, soja a ser colhida pode ter menos peso e qualidade comprometida

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
La Nación

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário