AgroConab: Preço do trigo inicia movimento de queda

Publicado em 22/06/2021 11:32

A boa desenvoltura das lavouras de trigo, depois do atraso na semeadura ocorrido pela falta de chuvas, contribuiu para diminuir os preços do cereal a partir de maio. A desvalorização de 2,1% na média do Paraná, onde o preço ao produtor chegou a R$ 86,40/saca, e a retração cambial também atuaram na queda das cotações. A análise está no documento AgroConab, produto divulgado mensalmente pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que traz informações sobre preços internos e externos, quadro de oferta e demanda e perspectivas de curto e médio prazo das principais culturas de grãos e do mercado de carnes.

Segundo o estudo, em maio/2021 houve também um acréscimo mensal de 26,31% nas importações, que chegaram a 591 mil toneladas de trigo. Esse volume representa ainda um aumento anual de 26,49% e de 37,23% na média dos últimos cinco anos. Isso ocorreu devido à recente queda cambial e à menor oferta interna de trigo. No mercado internacional, o preço médio mensal apresentou queda de 7,24%, diante das menores cotações do milho, da boa evolução das lavouras de trigo e do clima favorável nos EUA.

Ajustes – Um destaque importante mencionado no relatório desta cultura foi o ajuste feito pela Conab nos números de produção e do consumo interno referente ao uso para sementes, devido ao aumento da área prevista para a próxima safra (2021/22). Mas o ajuste não alterou o quadro de suprimentos do ano-safra atual (2020/21), que no caso do trigo se encerra em julho.

Acesse aqui as edições do AgroConab.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Conab

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário