Com escassez mundial de trigo, agricultores da Argentina se preocupam com safra

Publicado em 29/06/2022 09:12

Logotipo Reuters

Por Maximilian Heath

COMODORO PY, Argentina (Reuters) – A seca é apenas a primeira das preocupações de produtores como Juan Francisco Arregui nas fazendas agrícolas argentinas, das quais o mundo passou a depender mais do que o normal para suprir a atual escassez de grãos necessários para fazer pão e farinha.

“Esta temporada para o trigo é complicada”, disse Arregui à Reuters, em pé em um campo empoeirado que, segundo ele, não recebia chuva há dois meses. Ele disse que a safra precisa que a chuva chegue logo, mas as previsões meteorológicas não são promissoras.

Além do tempo seco prolongado, os altos custos dos fertilizantes e a incerteza política sobre as regras de exportação estão levando ele e outros agricultores a dedicarem mais terras à soja e reduzirem as terras dedicadas ao trigo na Argentina, o sexto exportador mundial do grão.

Embora houvesse umidade suficiente para plantar as sementes, “não resta muito”, disse ele. “Isso significa que a safra de trigo não é segura de forma alguma. Podemos começá-la, mas estamos esperando pela chuva.”

A Argentina teve uma safra recorde de trigo 2021/22 de 22,4 milhões de toneladas, de forma que os mercados globais de grãos esperavam que o país pudesse ajudar a preencher o déficit de grãos perdidos após a invasão da Ucrânia pela Rússia. O conflito entre os dois maiores exportadores de trigo fez os preços dispararem.

Mas agora, as duas principais bolsas de grãos da Argentina, Buenos Aires e Rosário, reduziram as previsões de plantio de trigo e alertaram para mais cortes se o clima não melhorar.

“Hoje qualquer coisa que dê errado com o trigo é mais importante e significa maiores perdas. É o que estamos vendo”, disse Cristian Russo, engenheiro agrônomo-chefe da bolsa de grãos de Rosário, que estima uma colheita de 18,5 milhões de toneladas no melhor cenário.

A bolsa alertou sobre as piores condições de plantio de trigo em 12 anos e disse que a semeadura dos grãos ficou paralisada em 65% pela seca, arriscando lotes vazios.

A previsão do tempo não é promissora.

“No curto prazo, a tendência de chuva ainda é muito escassa”, disse o meteorologista de Buenos Aires Leonardo De Benedictis, acrescentando que podem ser algumas chuvas limitadas e isoladas.

FERTILIZANTES E POLÍTICA

Além de provocar preocupações com a segurança alimentar e sustentar a inflação global, a luta Rússia-Ucrânia também elevou os preços dos fertilizantes. A Rússia é um grande fornecedor global, e a perda de fertilizante russo atingiu agricultores de todo o mundo, dos Estados Unidos à América do Sul.

Arregui disse que nesta temporada pagou 1.600 dólares por tonelada de fertilizante fosfatado, mais que o dobro dos 700 dólares pagos um ano atrás. Seu custo de ureia dobrou para 1.100 dólares por tonelada. Isso fez com que ele mudasse o plantio do trigo para a soja, que precisava de um investimento menor.

As preocupações com a intervenção do governo também são grandes. As autoridades argentinas estão tentando conter a inflação doméstica em 60%. O governo manteve um limite mais baixo para as exportações de trigo do que no ano passado, aumentou as tarifas de exportação de farelo de soja e óleo e ameaçou impostos mais altos para o trigo, embora não haja apoio suficiente no Congresso para essa medida.

As exportações de trigo para o ciclo 2022/23 estão atualmente limitadas a 10 milhões de toneladas, de 14,5 milhões de toneladas na campanha anterior, embora esse limite possa ser aumentado posteriormente.

“Aqui você vai para a cama no domingo e na segunda você não sabe que notícias vai encontrar”, disse o agricultor Arregui, referindo-se à mudança de política do governo.

“Todos os dias eles estão tomando decisões que afetam indiretamente o que você faz e é uma incerteza terrível, você não pode planejar nada. Realmente custa muito todos os dias.”

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário