USDA: Vendas semanais de soja dos EUA ficam bem abaixo das expectativas

Publicado em 09/04/2020 14:38 e atualizado em 11/04/2020 07:19

LOGO nalogo

O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) trouxe os números das vendas semanais de soja e grãos do país, com números dentro do esperado para o trigo e o milho, enquanto a soja ficou abaixo do esperado. 

Na semana encerrada em 2 de abril, os EUA venderam 523,5 mil toneladas, contra projeções do mercado de 700 mil a 1,4 milhão de toneladas. A China foi a principal compradora da oleaginosa norte-americana. Emt todo o ano comercial, as vendas já somam 37.384,9 milhões de toneladas, contra mais de 43 milhões do anterior, neste mesmo período. 

De milho, as vendas semanais marcaram a máxima da temporada e chegaram a 1.848,9 milhão de toneladas, próximo do limite da máxima das expectativas do mercado, de 1,2 a 1,9 milhão de toneladas. O Japão foi o principal destino do cereal dos EUA. Apesar do bom volume semanal, no acumulado do ano o total comprometido pelo país - 33.756,3 milhões de toneladas - ainda se mostra distante da temporada anterior, quando eram 43,9 milhões. 

As vendas semanais de trigo para exportação dos EUA, por sua vez, somaram 258,6 mil toneladas, contra expectativas de 200 mil a 500 mil toneladas. Taiwan foi o maior comprador do grão norte-americano. 

Colheita de soja do Brasil segue à frente de 2019, diz Arc Mercosul

SÃO PAULO (Reuters) - A colheita de soja 2019/20 do Brasil atingiu nesta quinta-feira a marca de 91,6% da área plantada, com a reta final dos trabalhos mostrando que produtores seguem um pouco à frente de igual período do ano passado (91,3%), disse a consultoria Arc Mercosul.

O avanço foi de 5,4 pontos percentuais em relação à semana passada, quando a colheita superou pela primeira vez a média de 2019. Os trabalhos também seguem à frente da média histórica para este momento, de 84,3%.

Segundo a Arc Mercosul, os destaques da semanal foram o Matopiba --área compreendida por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia-- e o Rio Grande do Sul, que lideraram o avanço da colheita no período.

"No Rio Grande do Sul, em especial, o avanço da colheita é o mais acelerado dos últimos nove anos --que é até onde nossa série histórica percorre", disse o diretor da consultoria, Matheus Pereira.

A Arc Mercosul estima a safra de soja 2019/20 em 123,52 milhões de toneladas, mesmo com fortes impactos da seca cortando a colheita do Rio Grande do Sul --a estiagem no Estado acabou acelerando os trabalhos.

Colômbia suspende tarifa de importação de milho, soja e sorgo até 30 de junho

BOGOTÁ (Reuters) - A Colômbia vai suspender as tarifas de importação de milho, soja e sorgo até o final de junho para reduzir os custos da produção agrícola em meio à crise global causada pela pandemia de coronavírus, disse o Ministério da Agricultura do país nesta quinta-feira.

Rações animais representam até 60% dos custos locais, segundo comunicado do ministro Rodolfo Zea. Ele explicou que os preços aumentaram devido à recente queda do valor do peso frente ao dólar.

"Estamos introduzindo essa medida para ajudar a controlar os custos de produção, que no final das contas afetariam os preços para os consumidores", disse Zea.

A suspensão das tarifas reduz o custo para as importações provenientes de países como Brasil e Argentina, num potencial golpe aos exportadores dos Estados Unidos.

Os norte-americanos vinham aproveitando taxas reduzidas para acesso ao mercado colombiano desde que um acordo bilateral entrou em vigor em 2012 --a partir de então, a Colômbia se tornou a terceira maior importadora de milho e farelo de soja dos EUA.

Exportadores norte-americanos disseram que a suspensão das tarifas coloca os preços dos EUA em linha com os dos grãos sul-americanos.

"Isso definitivamente não é bom para nós", disse um exportador dos EUA, que pediu para não ser identificado por não estar autorizado a falar com a imprensa.

"O primeiro impacto vai ser no farelo de soja. Se prorrogarem isso, podemos ver o milho sofrendo também, pois a safra sul-americana entra na parada."

Além de controlar custos, o ministério disse que a medida é tomada porque a Colômbia não é autossuficiente na produção de milho, sorgo, soja e farelo de soja. Nesse sentido, a pasta também planeja estabelecer uma série de iniciativas para aumentar a produção local de cereais, acrescentou.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes| Instagram@jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário