USDA deve trazer estoques finais maiores de soja e milho em novo boletim nesta 3ª (12)

Publicado em 11/10/2021 11:57

Logotipo Notícias Agrícolas

O novo boletim mensal de oferta e demanda do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) chega neste feriado no Brasil, Dia de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, e pode mexer com os grãos na Bolsa de Chicago, principalmente se os números esperados para a soja se confirmarem. 

"Na terça-feira, o USDA deve divulgar estimativas de estoques finais maiores de milho e soja para 2021/22, estimativas de produção revisadas para 2020 e mais baixas de estoques finais de trigo dos EUA. Os traders já reagiram às mudanças decorrentes dos relatórios do USDA de 30 de setembro, mas podem encontrar mais surpresas neste dia 12", acredita o analista chefe de grãos do portal DTN The Progressive Farmer, Todd Hultman.

EUA 2021/22

PRODUÇÃO, PRODUTIVIDADE E ÁREA COLHIDA

Soja - A produção de soja 2021/22 esperada para os EUA é de algo entre 117,63 e 121,65 milhões de toneladas, com média de 119,99 milhões de toneladas das expectativas. Em setembro, o número veio em 119,04 milhões e na safra anterior os EUA colheram 112,54 milhões de toneladas. A projeções para a produtividade americana da oleaginosa é, em média, de 57,27 sacas por hectare - dentro de um intervalo de 56,04 a 57,72 scs/ha - e frente as 56,71 sacas de setembro. 

Para a área colhida com soja nos EUA, a média esperada pelo mercado é de 34,97 milhões de hectares, com projeções variando de 34,8 a 35,09 milhões. Em setembro, o número veio em 34,97 milhões de hectares. 

Milho - A safra norte-americana é projetada em algo variando de 373,45 a 385,80 milhões de toneladas, com média de 379,7 milhões. Em setembro, o USDA estimou a safra americana em 380,92 milhões de toneladas e a safra 2021/21 foi de 360,24 milhões. O rendimento do milho dos EUA é esperado, em média, em 184 sacas por hectare, dentro de um intervalo de 181,49 a 186,72 sacas por hectare, contra 184,42 de setembro. 

A área colhida, no caso do cereal, tem média de 34,4 milhões de hectares entre as projeções do mercado, que variam de 34,16 a 14,52 milhões. Há um mês, a área foi estimada em 34,44 milhões de hectares. 

ESTOQUES FINAIS 

Soja - Os estoques finais de soja 2021/22 dos EUA são projetados entre 5,23 e 10,15 milhões de toneladas, com média de 7,87 milhões. Confirmada a média, ele seria bem maior do que a estimativa do USDA do mês passado de 5,03 milhões de toneladas. 

Milho - Para o milho, o intervalo das expectativas do mercado é de 31,45 a 39,35 milhões de toneladas, com média de 36,1 milhões. Há um mês, o número para o cereal era de 35,77 milhões de toneladas. 

ESTOQUES FINAIS 2021/22 MUNDO 

Os estoques finais mundiais de soja para a atual temporada são esperados entre 96,3 e 103 milhões de toneladas, com média de 101 milhões. Em setembro, o departamento trouxe o número de 98,9 milhões. Para o milho, a média das expectativas é de 298,4 milhões de toneladas, em um intervalo de 295 a 301,6 milhões e frente ao registrado no mês passado, de 297,6 milhões. 

ESTOQUES FINAIS MUNDO 2020/21

Para os estoques finais da safra velha de soja, no cenário global, as expectativas variam de 94,8 a 98 milhões de toneladas, com média de 96,4 milhões e frente ao número de setembro de 95,1 milhões de toneladas. No caso do milho, são projeções variando de 285 e 289,5 milhões de toneladas, com média de 287,4 milhões de toneladas. No reporte anterior, foram estimadas 286,5 milhões de toneladas. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • CESAR AUGUSTO SCHMITT Maringá - PR

    (Novo relatório do USDA): começou a picaretagem. Estão tentando corrigir estoques de safras passadas. Será que chove soja e milho por esse mundão afora?

    3
    • Edmundo Taques Ventania - PR

      Pois é, em 2 relatórios com intervalo de 32 dias (10/09 - 12/10) o USDA quase dobrou o estoque americano, Incompreensive!!! E todo mundo está achando isso normal, Most incompreensive!!! Papel aceita tudo, o mercado aceitou também, a China deve estar muito feliz agora que as margens melhoraram bastante e o Governo americano também com menos pressão inflacionária de alimentos. Perfect!!! Só não se esqueçam que tanto seres humanos, bem como os animais que utilizam a proteína de soja ainda não aprenderam a digerir celulose!!!! Abs a todos, fiquem com Deus

      1
    • Aloísio Brito Unaí - MG

      Eu avisei, mas ninguém me deu ouvidos. Não falei mais porque achei que iriam me bombardear. Eu vi muito milho e muita soja com uniformidade de produção normal. Vi que eles fazem uma colheita pequena e mandam relatório da produtividade, portanto o USDA, nesse período, muda rapidamente de acordo com os relatórios enviados pela região. Isso vai de acordo com o período da colheita. Eu vi muita soja e milho em áreas de arroz, me parecendo com ótimas produtividade. Ainda estão colhendo e o tempo continua bom para colheita. Não estão com pressa.

      4
    • Aloísio Brito Unaí - MG

      O valor dessas lavouras foram fixados com bons preços para eles.

      3
    • Aloísio Brito Unaí - MG

      Aqui nos EUA vi soja e milho plantados em terrenos baldios dentro das cidades. Do lado de supermercados e lojas. Andei nas lavouras.

      4
    • Aloísio Brito Unaí - MG

      Não se esqueçam que o EUA é a maior economia do planeta. Não se esqueçam que eles criaram a internet, não se esqueçam que estamos dialogando aqui por que eles inventaram essa tecnologia. Não se esqueçam que as eleições foram meio a meio. Não se esqueçam que os americanos independente de resultados de eleições presidências, continuam competentes e eficientes nas prefeituras e nos Estado. Não se esqueçam que as instituições aqui funcionam muito bem, com responsabilidade, competência e eficiência. Não como aí no Brasil, que as pessoas ficam se conflitando, quando uma parte se manifesta para defenderem bandidos. Aqui as instituições públicas tem uma enorme credibilidade pelos serviços que prestam a sociedade com patriotismo e responsabilidade. Aqui as pessoas não se propõem s trabalhar no serviço público pensando em garantir a estabilidade financeira pelo resto da vida. Aqui a educação é eficiente e de qualidade, com projeto pedagógico embasado em normas, regras, deveres e direitos por último. Não ficam ideologia e malandragem.

      Esse mais me impressiona toda vez que venho aqui. Independente de ilegais ou estrangeiros, todos tem a obrigação de ter civismo e civilidade. Independente de cor, sexo, etnia, todos usam as palavrinhas mágicas: por favor, obrigado e com licença. Não se esquecem que a logística deles é impressionante. Não se esqueçam que o País está pronto e feito para durar, não se esqueçam que eles possuem plano administrativo e social para décadas à frente.

      Não achem que falácias da nossa mídia falando mal dos USA, faz alguma cócega na legitimidade e na competência deles. As mídias antigas tradicionais são empresas que querem sugar o nosso sangue e trabalho. Só isso, mais nada.

      3
    • Aloísio Brito Unaí - MG

      Não se esqueçam que o tamanho da condenação pra corrupto aqui é maior que muitos crimes violentos.

      Não se esqueçam que eles não ficam brincando com números como as pessoas pensam por aí… achando que eles manipulam tudo com teorias infundadas da conspiração. Não pensem que aqui a liberdade é questionada, desde que você respeite o limite do outro e aja com responsabilidade e respeito. Não se esqueçam que eles possuem 110 milhões de habitantes a mais que o Brasil. Não se esqueçam que fizeram das terras improdutivas a maior região de tecnologia do planeta enquanto o nosso nordeste fica dependendo de água. Não se esqueçam que artistas como Roberto Carlos, Gisele Bündchen, Silvio Santos, Pelé e tantos outros brasileiros que fizeram sua carreira e dinheiro no Brasil, moram na América. Não se esqueçam que todos esses artistas fomos as da elite nacional amam passar qualquer período de folga nos EUA. Não se esqueçam que todo mundo quer mudar para os Usa.

      Não pensem que um único e isolado evento de tiroteio vá mudar a legislação americana por porte de armas. Não se enganem com hipócritas nacionais. Passei por situações que vi parado na beira de uma rodovia bem remota, dois carros de polícia parados no acostamento com mais 5 carros de luxo, entre eles Ferrari, Lamborghini e Porsche, todos recebendo multa, alguns fora do carro tendo que fazer testes. Portanto nos USA, sendo pobre ou rico, a lei é para todos.

      Ficamos brigando por quem mesmo?! Por esses bandidos que sempre saquearam o Brasil? Ficamos brigando por um lado que sempre manipulou a imprensa e os nossos direitos?

      Para salvar esse Pais? Só com a implantação de um ensino qualidade sem ideologias e fundamentado em normas, regras, direitos e deveres, que um dia chegaremos numa sociedade mais justa e próspera. O resto é conversa fiada.

      2
    • Aloísio Brito Unaí - MG

      Lembrando de uma coisa importante, do respeito que americanos possuem pelo dinheiro. Nos EUA, o troco não é em balinhas, eles dão o troco de um centavo de dólar, em qualquer estabelecimento que você vá. Seja o que for. São pequenas atitudes que demonstram a competência social.

      2
    • carlo meloni sao paulo - SP

      SR ALOISO , EU ADORO OS SEUS RELATOS----CRESÇO COM ELES ----- AINDA MAIS SAO GRATUITOS E HONESTAMENTE DIRIGIDOS à CLASSE PRODUTORA

      1
    • Aloísio Brito Unaí - MG

      Não há de quê, Sr Carlo Meloni. Muito obrigado pelas palavras positivas e motivantes.

      É um prazer poder ou tentar contribuir, um pouco que seja, com a nossa sociedade brasileira, como também, tentar retribuir um pouco pelas oportunidades adquiridas.

      Esqueci de um detalhe importante também, no final da passagem pelas regiões produtoras de grãos dos USA, saindo de Louisiana, passando pelo Mississipi e Alabama, percebi também, muita lavoura de soja e milho em áreas mais usadas para a produção de algodão. Extensas planícies de solos humosos e férteis. As lavouras de algodão, as quais estavam, na maioria, em fase vegetativa de estádio final da abertura dos capulhos, e uma pequena parte prontos para início da colheita. As lavouras de milho, a maioria colhidas ou aguardando colheita, a soja na fase de queda das últimas folhas ou prontas para colheita. Não espera ver tanta soja nessas regiões.

      Agora já estou nas regiões dos Laranjais, proximo da data se partida de volta para o nosso querido Brasil.

      Mais uma vez estou impressionado com o que observei por aqui nos USA.

      2
    • Leodir Vicente Sbaraine Terra Roxa - PR

      Obrigado Sr. Aluísio Brito, são relatos assim que nos

      enriquessem de conhecimento e credibilidade sobre os Norte Americanos, Muuiitoo Obrigado e Parabéns, continue sempre assim ...???

      2
    • Elvio Zanini Sinop - MT

      Esse comportamento dos americanos deverá ser adotado aqui no País das Maravilhas; CONTUDO DEVERÁ DEMORAR , muitas décadas????

      0
  • Ivan Oliveira Miguelopolis - SP

    O ultimo boletim do USDA foi uma manipulacao grosseira dos estoques finais de soja!!!

    4