Bloco de 3ton x 2m mostra o solo brasileiro para o mundo

Publicado em 14/08/2018 14:09
Monolíto gigante é atração no Congresso Mundial de Ciência de Solos no RJ

LOGO nalogo

Os pesquisadores Fabiano Baliero e Ademir Fontana, da Embrapa Solos, aceitaram um desafio e levaram ao Congresso Mundial de Ciência de Solos um macromonolito de 2 metros de altura e 3 toneladas.

Este "monumento" foi levado para chamar a atenção para alguns fatores como a fertilidade do solo, a profundidade, a composição, a consistência e a distribuição de raízes, que, no exemplar, chegam até a 1,20m.

Há, ainda, a intenção de mostrar para o mundo características únicas do solo brasileiro. O exemplar levado trata-se de um solo mais avermelhado e desenvolvido.

Eles destacam a importância do solo para a produção rural, sobretudo a capacidade que esse solo tem de armazenar água. Com solos compactados, a água não infiltra e escorre, levando sedimento para as represas.

Após o evento, o macromonolito deve ser levado para a Embrapa Solos ou deve ficar em exposição no museu da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
João Batista Olivi e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário