CCAB vê alta de 43% no faturamento com vendas para não-acionistas

Publicado em 08/10/2018 14:55
Jones Yasuda - CEO CCAB
CCAB lança Cropline e abre acesso aos produtos do portfolio para agricultores não-acionistas

Podcast

Entrevista com Jones Yasuda - CEO CCAB

Download

A Companhia de Cooperativas Agropecuárias do Brasil (CCAB) projeta avanço de 43,7% no faturamento do próximo ano fiscal amparado na expansão da área de atuação para os estados do Sul e Sudeste e na maior disposição do agricultor em investir em tecnologia nesta safra.

Formada por 22 cooperativas de produtores rurais de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Bahia, a CCAB atua no registro e comercialização de defensivos químicos genéricos e de agentes biológicos para a lavouras.

No ano fiscal que se encerra em junho de 2019, a CCAB projeta um faturamento de US$ 240 milhões ante os US$ 167,7 milhões alcançados no período encerrado em meados de 2018.

Leia a notícia na íntegra no site do DCI.

CCAB lança Cropline e abre acesso aos produtos do portfolio para agricultores não-acionistas

A Companhia das Cooperativas Agrícolas do Brasil (CCAB) lançou, nesta sexta-feira (05/10), sua plataforma de atendimento a não-acionistas, a Cropline. A iniciativa faz parte da estratégia de expansão da companhia, que estima que o negócio passará a representar, já na implementação, em torno de 12% do seu faturamento, atingindo regiões produtoras nas quais ainda não estava presente, como o Sul e o Sudeste do país. A CCAB é uma empresa formada por produtores rurais, de registro e comercialização de defensivos químicos genéricos e de agentes biológicos para a lavouras. Hoje ela representa 55 mil agricultores no Brasil e, em 2016, teve parte das suas ações adquiridas pelo grupo francês InVivo, também uma plataforma cooperativista, que congrega a quase totalidade dos agricultores franceses.

“Cooperativas agrícolas, revendas e consumidores finais poderão ter acesso aos produtos CCAB, que são reconhecidos pela qualidade e pelo preço competitivo”, explica Jones Yasuda, CEO da companhia. Segundo Yasuda, embora sejam os mesmos produtos comercializados, o que diferencia o público da Cropline dos acionistas da CCAB são os dividendos, distribuídos apenas aos segundos. Antes da Cropline, quem não era acionista não podia comprar os produtos, exceto em negociações pontuais. “Ter mais essa opção, no momento em que a indústria de agroquímicos mundial está cada vez mais concentrada em grandes conglomerados, é fundamental para o agricultor e muito saudável para o mercado”, afirma Yasuda.

Para a implantação da Cropline, a CCAB investiu em uma rede de representantes técnicos em estados em que ainda não atuava, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Até então, o alcance da companhia estava limitado aos estados de Bahia, Mato Grosso e Norte do Mato Grosso do Sul, e o portfólio era majoritariamente voltado para defensivos químicos e biológicos para soja, milho e algodão. Além destes, os clientes dos novos mercados poderão dispor também de soluções para proteção de cultivos para culturas que, até então, não estavam entre as prioridades da empresa, como arroz, frutas, hortaliças e cana-de-açúcar.

Missão

Segundo Yasuda, por ser uma empresa em que agricultores são, ao mesmo tempo, fornecedores e clientes, a CCAB tem uma responsabilidade diferenciada com relação ao agro brasileiro. “Nossa missão é ser referência em soluções para a produção de alimentos no Brasil, contribuindo para que o país possa exercer o protagonismo no mundo, nesta que é uma função estratégica para a humanidade”, afirma.

Yasuda cita a previsão do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), segundo a qual, nos próximos dez anos, a população mundial terá um incremento de 1,2 bilhão de pessoas, e caberá ao Brasil a responsabilidade de prover 41% da demanda adicional por alimentos e têxteis. “É impossível cumprir essa meta sem uma boa estratégia de proteção de cultivos”, afirma.

Para o presidente da Bioline by InVivo, Laurent Martel, a demanda por alimentos no mundo fará do Brasil um dos maiores provedores a enfrentar o desafio de aumentar a produção. “Enxergamos muito potencial para os nossos produtos no país, diante deste contexto, e encontramos um parceiro que tem o DNA muito semelhante ao nosso para essa missão. Tanto InVivo quanto CCAB são empresas que pertencem e atendem aos agricultores, desenvolvendo soluções sob medida para as necessidades deles”, diz Martel.

A InVivo é a União das Cooperativas da França, e atua em múltiplas frentes, em diversos países, na agricultura, alimentação animal, varejo e vinhos. A Bioline é o braço agrícola da companhia, com atividades em sementes e proteção de cultivos, e hoje está desenvolvendo novos negócios, orientados para bio-soluções, smart farming e seguros. 

Para mais informações: 

https://www.ccab-agro.com.br/

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CCAB

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário