Resistência múltipla da Buva chega ao 2,4-D. Estudos em andamento tentam entender o tamanho do problema
Podcast
Plantas daninhas com resistência no PY - Leandro Albrecht - Professor da Universidade Federal do Paraná
Download
Uma pesquisa comprova a resistência múltipla da buva ao herbicida 2,4-D, na qual é um produto muito utilizado durante a dessecação. Porém, o estudo ainda está em andamento para entender a dimensão desse problema que está atingindo diversas regiões.
De acordo com o Professor da Universidade Federal do Paraná, Leandro Albrecht, o cenário muito preocupante de indicativo de resistência de plantas daninhas. “Em 2016, nós identificamos muitos casos de resistência a buva ao paraquat, glifosato e as outras marcas comerciais e na safra 2016/17 isso foi identificado no Paraguai”, afirma.
Através de um projeto em parceria com a Universidade, os pesquisadores comprovaram os indicativos de resistência da buva aos herbicidas paraquat, glyphosate e Chlorimuron no Paraguai. “Outros grupos também estão pesquisando sobre o assunto já que é preciso estudar bem para ver qual é a melhor alternativa para combater as pragas nas lavouras”, comenta.
O professor salienta que para combater esse problema é preciso pensar em manejo integrado para plantas daninhas. “Independente da planta é preciso que os produtores pensem em estratégias em um conjunto em que modifiquem os herbicidas utilizados. No caso da buva pode chegar a se multiplicar até 360 mil sementes que é facilmente dispersa pelo o vento”, pontua.
Atualmente, apenas 14% dos agricultores no Brasil utilizam pré-emergentes nas lavouras de soja. “Diferente da década de 90 em que os produtores usavam muitos pré-emergentes nas plantações e vamos ter que voltar a pensar dessa forma. Só que tem um detalhe, o custo do herbicida vai aumentar o valor de produção total, mas se deixar o mato perde muita produtividade”, diz.
Uma planta de buva por metro quadrado pode levar uma perda de 14%. No caso do capim amargoso pode comprometer 20% da produtividade das lavouras. “Se pensarmos em buva é uma hillux que o produtor está perdendo a cada 300 hectares. Por isso, é preciso investir para conseguir colher e mitigar os impactos das plantas daninhas nas lavouras”, ressalta.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli