Onze praças comercializadoras registram queda nos preços da @ do boi em período que deveria ser de aumento no consumo da carne

Publicado em 04/11/2016 10:46
Confira a entrevista de Isabella Camargo - Zootecnista da Scot Consultoria
Mas demanda fraca deixa mercado frouxo e com poucos negócios para o boi

A semana encerra com desvalorização em 11 praças de comercialização do boi gordo. O período que é tradicionalmente conhecido por preços elevados da arroba, neste ano vem ficando aquém das expectativas.

Nem mesmo a demanda de primeira quinzena de mês e, o impulso de consumo do final de ano, tem sido capaz de manter o mercado do boi gordo firme. De acordo com a zootecnista da Scot Consultoria, Isabella Camargo, a pesquisa de preço realizada nesta sexta-feira (4) apontou queda em 11 das 32 consultadas.

Segundo ela, no mercado paulista a realidade dos frigoríficos é distinta, e ainda asim não tem motivado altas. "Temos indústrias com escalas longas e outros com programações apertadas. Porém, nem nos casos de abates curtos os frigoríficos estão querendo pagar mais para obter a matéria prima", destaca a zootecnista.

O cenário não é típico para o período do ano. Tradicionalmente o pagamento dos décimos terceiros salários, abonos salariais e férias, costumam impulsionar o mercado de carnes. Neste ano, porém, muito embora a oferta de animais seja restrita, a capacidade produtiva tem atendido o volume da demanda.

Camargo ressalta ainda que as recentes correções nos preços da carne bovina no atacado não significam, necessariamente, melhora na demanda. "Os estoques estão exutos e os frigoríficos abatendo menos, permitindo o aumento de preço".

Além disso, trabalhando ao longo de todo o ano com margens de comercialização apertadas, a tendência é de que as indústrias segurem o quanto possível pagamentos maiores pela matéria-prima.

2017

Para a zootecnista, considerando os fatores de oferta e demanda e margens nos últimos meses do ano, "há espaços para altas, mas não com o fôlego que o setor esperava".

Dessa forma, a expectativa é de que as altas na arroba ocorram de forma limitada.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Luís Medeiros Novo Cruzeiro - MG

    Parabéns pela matéria! Estou posicionado no BGI, sem muita ansiedade por enquanto. Engajamos numa tendência de baixa, mas graficamente falando isso era bem esperado..., voltando a fechar acima dos 150,80/@ acredito que o mercado torne-se mais otimista...

    Parabéns a todos do NA pela excelente matéria.

    0