Fogo provocado por índios do MT causa poluição, dá prejuízo à pecuária e Funai e ONGs nada fazem contra essa prática anual

Publicado em 11/09/2018 12:15
Marcos Jacinto - Diretor Regional-Leste da Acrimat
Queimadas seriam método cultural para ajudar na caça nos muitos parques nacionais e comunidades no Leste e Nordeste, mas que escapam para as fazendas, derretendo cercas (R$ 7 mil/km), matam animais, queimam pastos e tratores, quando não ferem as pessoas que tentam apagá-las. Ibama até que tentou negociar com os índios. Acrimat exige providências. Muitas vezes o produtor fica com a fama de provocar os incêndios.

Podcast

Entrevista Marcos Jacinto - Diretor Regional-Leste da Acrimat sobre os Incêndios Ameaça Pecuária

Download
 

LOGO nalogo

No estado do Mato Grosso, os incêndios provocados pelos os índios causam poluição e prejuízos na pecuária. Em contrapartida, as organizações e a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) não tomam previdências para evitar essa prática anual.

De acordo com o Diretor da Regional Leste da Associação dos Criadores do Mato Grosso (Acrimat), Marcos Jacinto, a preocupação dos pecuaristas é de como minimizar os efeitos dessa prática cultural dos indígenas. “Nós sabemos que historicamente os índios têm essa tradição, mas que esse tipo de prática deve ser evitada”, afirma.

As propriedades que ficam próximas aos parques nacionais acabam sofrendo muito com os incêndios que compromete as reservas de capim e as cercas dos animais. “A gente acredita que os índios entendem que a prática causa prejuízos ambientais, por isso a FUNAI precisa fazer um trabalho mais sério para entender o motivo e finalidade dessas queimadas”, diz.

Com o clima seco, as chamadas se alastram com facilidade e muitos animais podem morrer com as queimadas. “Nesta terça-feira, a entidade vai fazer uma reunião para tentar solucionar esse problema e quais as mudanças que precisam ser feitas”, completa.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Giovanni Lorenzon e Andressa Simão
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário