Embrapa aponta caminhos para pecuária brasileira reduzir emissão de metano e cumprir pacto firmado na COP 26

Publicado em 30/11/2021 12:19 e atualizado em 30/11/2021 15:38
Alexandre Berndt - Chefe Geral da Embrapa Pecuária Sudeste
Dietas para melhorar a digestão dos ruminantes, redução do ciclo de produção e compensações com sequestro de carbono são ações que podem ajudar a reduzir emissão do metano na pecuária

Podcast

Entrevista com Alexandre Berndt - Chefe Geral da Embrapa Pecuária Sudeste sobre a Emissão de Metano na Pecuária

Logotipo Notícias Agrícolas

Na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 26) foi firmado um acordo com mais de 100 países para a redução de 30% na emissão de gases de metano até 2030.  Para isso, o mercado pecuário deve adotar estratégias para reduzir a digestão dos ruminantes e redução do ciclo de produção. 

De acordo com o chefe-geral da Embrapa Pecuária Sudeste, Alexandre Berndt,  entre os gás que mais prejudicam o meio ambiente está o gás carbônico, em que foi responsável por aproximadamente 60% das emissões; em segundo está o metano, com 27,7%; e em terceiro o óxido nitroso com 12,4% das emissões. “A agropecuária contribui com 75% das emissões do gás metano, principalmente durante a digestão dos animais”, informou. 

Não é tão simples interromper esse processo dos ruminantes, mas é possível modular por três pilares. “O primeiro pilar seria a manipulação direta na dieta do animal, na qual colocaria aditivos para que o animal tenha uma fermentação mais leve. Outro fator que pode ser adotado é a redução do ciclo de produção, em que o animal pode ser abatido com 36 meses”, destacou. 

O terceiro pilar é da compensação com o sequestro de carbono com medidas que é possível adotar na pecuária. “Pastagens bem manejadas removem o carbono e quando adotadas sistemas integrados ajuda a neutralizar a emissão de metano, Mas vai depender do estágio do animal e do tamanho da árvore”, apontou. 

Para cumprir o acordo firmado na Cop 26, o setor vai precisar da adesão nacional dos produtores para conseguir atingir a meta de redução em 30%. “Nós já temos propriedades que já estão bem encaminhadas com a sustentabilidade, mas uma grande parte das propriedades não tem esse controle e por isso é importante adoção de políticas públicas e da iniciativa privada”, ressaltou. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Andressa Simão
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Adilson Dilmar Dudeck Cascavel - PR

    O suposto aquecimento do planeta que supostamente provoca a elevação do nivel do mar que continua no mesmo desde a primeira medição em 1831 (no Brasil), e inalterado nos diques dos países baixos, obras terminadas em 1932, não são os vulcões, tampouco as centenas de termoelétricas, ou os milhares de veículos, muito menos as industrias, e sim, são os peidos dos bovinos brasileiros. A Embrapa estuda uma maneira de diminuir, talvez desenvolva um filtro pra instalar no rabo do bicho. Os bois dos demais países não peidam tanto como os daqui.

    5
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Adilson ja' existe produto que misturado ao sal reduz drasticamente a produçao de metano-----Tambem existe para as pessoas---Ivete Sangalo e a Xuxa ja fizeram muita propaganda do anti-flautolencia LUFTAL

      3
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Números SÃO "números" ... E, quando eles são manipulados por "especialistas ideológicos" ... Está feita a KAKA !!!

      Mas, já que números devem alertar os "ecotrouxas" ... VAMOS LÁ!!!

      |No Brasil existem = ou - 200 MILHÕES de bovinos. ... No mundo existem MAIS DE 7 (SETE) BILHÕES DE HUMANOS QUE SOLTAM SEUS PUNS ... A pergunta que vale mais de 1 (UM) MILHÃO DE DÓLARES ...

      QUEM PRODUZ MAIS GÁS METANO ? OS BOVINOS BRASILEIROS OU OS HUMANOS DO PLANETA TERRA ???

      4