Café: Clima afeta pegamento da florada e expectativa é de queda de 10% nesta safra em Araguari (MG)

Publicado em 27/04/2018 11:47
Cláudio Morales Garcia - Presidente da Associação dos Cafeicultores de Araguari/MG
Região deverá colher entre 680 a 700 mil sacas de café nesta temporada. Falta de chuvas e altas temperaturas comprometeram o pegamento da florada no mês de outubro. Custos de produção estão mais altos, especialmente com a broca, ferrugem e o aparecimento do bicho mineiro. Saca de café de qualidade é cotada a R$ 460,00 e não cobre os custos.

Podcast

Acompanhamento de safra do café com Cláudio Morales Garcia - Presidente da Associação dos Cafeicultores de Araguari/MG

Download
 

LOGO nalogo

As condições climáticas prejudicaram o pegamento da florada do café na região de Araguari/MG. Com isso, a perspectiva é que tenha uma queda de produtividade de 10% nesta temporada.

De acordo com Presidente da Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA), Cláudio Morales Garcia, a colheita do café deve começar em maio, mas a concentração será nos meses de junho a julho. “Nós tivemos uma reunião com a Conab essa semana e não vai ser um safra igual ao ano de 2016. Porém, vamos colher em torno de 700 mil sacas”, afirma.

Por sua vez, o que afetou o desenvolvimento das lavouras foi à falta de chuvas e as altas temperaturas no mês de outubro. “Isso para a florada do café é muito ruim, sendo que as flores estavam queimadas. Já em fevereiro, não tiveram chuvas de grandes quantidades”, destaca.

Por outro lado, não há previsões de precipitações durante a colheita do café na localidade. “Nós somos privilegiados neste sentido, pois na nossa região é muito difícil chover neste período”, comenta.

Nesta temporada, os produtores rurais estão com problemas para combater o aparecimento de pragas, como o bicho-mineiro, a ferrugem asiática e a broca-do-café, que estão prejudicando as lavouras e encarecendo os custos de produção.

Comercialização

Em relação à comercialização, o café fino de qualidade está sendo negociada a R$ 460,00 a saca, sendo que nestes valores não cobrem os custos de produção. “Os produtores ficam muito preocupados com a rentabilidade, ainda mais, quando preço do dólar está nas alturas. A solução é o preço melhorar para os produtores ficarem mais animados para fazer novos investimentos”, finaliza.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Fernanda Custódio e Andressa Simão
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário