Florada antecipada do café nos últimos dias preocupa produtores de Nova Resende (MG) com safra 2019/20

Publicado em 31/08/2018 15:35
Alexandre Maroti - Produtor de Café
Condição pode prejudicar a qualidade de uma temporada que já será mais baixa por conta da bienalidade negativa das lavouras. Produtores da região mineira praticamente encerraram a colheita da atual temporada, mas os baixos preços limitam negociações com patamares, inclusive, abaixo dos custos.

Podcast

Entrevista com Alexandre Maroti - Produtor de Café sobre o Acompanhamento de Safra do Café

Download
 

LOGO nalogo

Na região de Nova Resende/MG, os produtores rurais estão apreensivos com a florada antecipada dos cafezais que pode comprometer a qualidade e a na produtividade. Contudo, os cafeicultores estão aguardando um melhor momento para fazer as compras dos insumos devido à alta do dólar.

De acordo com produtor rural do município, Alexandre Maroti, o momento ideal para a florada acontecer seria nos meses de setembro a outubro. “Talvez, teria sido melhor atrasar para outubro em que teríamos uma colheita mais uniforme, como na safra passada”, comenta.  

Na localidade, os cafeicultores já finalizaram a colheita do café da atual safra. “Eu acredito que 99% já terminaram a colheita e o que está faltando é varrição da fazenda. A expectativa é que daqui duas semanas os trabalhos de campo se encerrem”, destaca.

Atualmente, as referências para o café giram ao redor de R$ 413,00 a saca, porém os preços já chegaram aos patamares de R$ 396,00 a saca, que não cobrem os custos de produção.“As negociações estão lentas, pois os produtores estão vendendo conforme a necessidade.

Com a valorização do dólar, os cafeicultores optaram por aguardar para realizar as compras de insumos para a próxima safra. “Os insumos subiram mais de 30% e os preços do café inverteram. Com isso, os agricultores vão reduzir os investimentos”, diz.

Leia mais:

>> Florada antecipada pode prejudicar próxima safra de café arábica no Brasil

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião e Andressa Simão
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário