Café: Clima pode trazer volatilidade ao mercado, enquanto queda na produção da Colômbia pode pressionar os preços em NY
Podcast
Entrevista com Fernando Maximiliano - Analista de Café – INTL FCStone sobre o Mercado do Café
Download
O mercado futuro do café arábica voltou a cair na Bolsa de Nova York (ICE Future US) nesta terça-feira (12). Apesar das baixas de mais de 300 pontos, Fernando Maximiliano, da FC Stone destaca que as movimentações podem ser consideradas técnicas. "Foram fundos fazendo a liquidação de posições, não teve uma ligação com fundamentos", explica o analista.
A pandemia do Coronavírus ainda pode impactar os mercados agrícolas, no entanto, o cenário é positivo para o café desde o início da pandemia. Comparado às demais commodities, os preços do café continuaram com bons preços e a tendência agora é que os preços apresentem volatilidade, sendo influenciado pelas questões de clima na colheita do café no Brasil - que já começou em importantes regiões, como sul o de Minas Gerais. "Existe uma preocupação que são as frentes frias, que pode estar impactando o mercado. E nós estamos em maio ainda, então esses novos eventos ao longo do inverno vai impactar bastante o cenário de café", destaca.
Fernando destacou ainda a produção do café colombiano, que teve queda de 28% na produção durante o mês de abril e baixa de 32% nas exportações. Segundo o analistas, a colheita no país concorrente foi diretamente afetada pela pandemia do Coronavírus - que impediu que trabalhadores externos chegassem até a Colômbia para trabalhar na colheita. Além disso, as medidas de isolamento adotada pelo país também dificultaram a logística do café colombiano. No Brasil, Fernando acredita que a colheita irá acontecer sem maiores problemas já que o governo considera a agricultura como atividade essencial.
Veja a entrevista completa no vídeo acima
0 comentário
Café dispara no fechamento e acende alerta no Brasil: oferta menor e clima seco entram no radar
Safras vê produção recorde de 75,65 mi sacas de café do Brasil em 26/27
O grão que ergueu o Brasil: do contrabando ao domínio global do café
Café abre em disparada no robusta e clima no Brasil entra no radar do produtor
Café fecha com leves altas e mercado brasileiro monitora clima e exportações
Cecafé registra queda de 10% nos embarques de café do Brasil em março, antes da nova safra