HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

CNC estima que até 20% do parque cafeeiro do Brasil foi afetado pela última geada

Publicado em 28/07/2021 14:50 e atualizado em 28/07/2021 17:40
Silas Brasileiro - Pres. Conselho Nacional Café - CNC
Silas Brasileiro afirma que foco será auxiliar pequenos produtores, que correspondem a 78% das áreas atingidas

Podcast

Entrevista com Silas Brasileiro - Pres. Conselho Nacional Café - CNC sobre o Impactos das Geadas no Café

Logotipo Notícias Agrícolas

Uma semana após a geada que atingiu o parque cafeeiro no dia 20 de julho, o Conselho Nacional do Café (CNC) estima que até 20% da área de produção de café arábica foi atingida pelo evento climático. Acompanhado da ministra Tereza Cristina, Silas Brasileiro, presidente do CNC, esteve em Minas Gerais na semana passada para avaliar os impactos nas lavouras. 

"Esse sobrevoo foi para uma avaliação prévia. Nós estamos procedendo estudos para que os nossos produtores possam ser atendidos", comenta Silas em entrevista ao Notícias Agrícolas. Os próximos passos, de acordo com o presidente, são aguardar para ver a evolução da nova frente fria no parque cafeeiro nesta semana. 

De acordo com o CNC, o foco será auxiliar principalmente o pequeno produtor, que corresponde a 78% das áreas atingidas. "Nós não temos recursos, não temos de forma nenhuma como obter recursos para atendimentos para todos, mas queremos atender esses 78% de pequenos produtoras com prioridade, isso é realmente uma meta porque eles não têm outra fonte de renda e sem dúvidas há um limite para os produtores maiores também. Creio que nós vamos atender todos, pequenos, médios e grandes, mas com essa preferência para esses 78%", comenta. 

Silas comenta que o setor também está trabalhando em um zoneamento de área de cultivo, lembrando que a última geada severa foi registrada em 1994. "Nós começamos a cultivar café nas beiradas de lagos, em terreno não próprio e nós achamos que não viria mais geada no Brasil. Nós vamos ter cuidado com essas áreas também porque não é justo você correr o risco e depois transferir essa responsabilidade para lideranças ou para o governo", comenta. 

A expectativa do produtor é que as medidas sejam tomadas rapidamente pelo Mapa. Questionado sobre a gravidade do problema, Silas ressaltou que as fotos divulgadas nas redes sociais chamam a atenção, mas que não representam uma área expressiva de produção. "Há muita especulação e por isso nós temos o sentimento de fazer tudo tecnicamente e precedido de um laudo que deverá ser um laudo oficial, relatando aquele sinistro naquela propriedade. Acho que assim nós estamos com responsabilidade aplicando aquele recurso que nós temos", acrescenta. 

+ Café: Pelo menos 5 mil hectares foram atingidos pela geada na Alta Mogiana, estima Cocapec

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário