Café: Geadas atingiram 17% da área e agora preocupações se voltam para tipo de poda e manejos nutricional e fitossanitário
Podcast
Noticias Agrícolas reúne especialistas para discutir o futuro do café
![]()
Vinte dias após a geada que atingiu o parque cafeeiro, produtores e especialistas agora aguardam para entender os impactos nas próximas produções de café do Brasil.
Em debate no Notícias Agrícolas, José Alves Donizeti, Roberto Thomaziello e Roberto Santinato falam sobre futuro da próxima safra de café, que já estava de certa forma comprometida pela seca e agora os problemas aumentaram com a passagem do frio.
Os três especialistas são unânimes e concordam que os prejuízos da safra 22 de café estão consolidados. De acordo com Roberto Santinato, pelo menos 17% da área foi atingida e a quebra para na produção pode chegar a 12 milhões de sacas em 2022 e em 7 milhões de sacas na safra de 2023. "Antes de três anos a gente não organiza outra vez essa fatia da nossa cultura e do nosso mercado", comenta Santinato.
Passado o susto de amanhecer com as lavouras congeladas, os especialistam destacam que o produtor precisa ter cautela nesse momento, focar nos manejos nutricional e fifitossanitário e tipo de poda. O setor aguarda agora o retorno das chuvas em setembro para entender o real impacto do frio nas lavouras.
Confira a entrevista completa no vídeo acima
Leia mais:
+ Geada pode tirar 4,5 milhões de sacas da safra 22 de café, avalia exportadora
+ Café: Pelo menos 5 mil hectares foram atingidos pela geada na Alta Mogiana, estima Cocapec
+ Após geada, perdas na safra 22 de café podem chegar a 30%, afirma Minasul
0 comentário
Após Natal, preços do café arábica trabalham em campo misto em NY nesta 6ª (26)
Mais da metade do café analisado em compras públicas no Paraná apresenta fraude, aponta fiscalização
Dedicação e resiliência: Desafios climáticos não conseguiram abalar a qualidade dos cafés brasileiros
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado