Inverno mais chuvoso e poucas chances de geada até junho devem garantir segunda safra recorde de milho. Mas café e trigo podem ser prejudicados

Publicado em 06/05/2015 14:23
Inverno mais chuvoso e poucas chances de geada até junho devem garantir segunda safra recorde de milho. Mas café e trigo podem ser prejudicados
Com as condições climáticas mais favoráveis ao avanço das frentes frias, a previsão para as regiões produtoras do milho safrinha é de pelo menos uma chuva por semana até o inicio de junho. 
 
Segundo Marco Antônio dos Santos, Agrometereologista da SOMAR METEREOLOGIA, essas chuvas vão manter os níveis de umidade do solo, garantindo condições ideias para o desenvolvimento da cultura do milho safrinha.
 
“A previsão é de inverno chuvoso. Com o inverno chegando no próximo mês, teremos bons episódios de chuva, não regularmente, mas o suficiente”.
 
Diante desse cenário de chuvas e com a chegada do inverno, a preocupação dos produtores é com a geada. Porém, para Santos, ainda não há previsão de um clima adverso. “O mês de julho é o mais crucial para as quedas de temperatura. Mas mesmo que ocorra uma possível geada, o milho estaria salvo.” 
 
Café
 
Já para a colheita do café, a chuva pode ser um impeditivo. “Serão problemas pontuais, pois as chuvas serão rápidas. Não deve trazer grandes prejuízos para a cafeicultura”, afirma Santos.
 
As chuvas poderão causar uma paralisação regional, mas não a quebra de produtividade e nem a diminuição da qualidade do grão. Para Santos, “este cenário será um padrão na região Sudeste e Norte do Paraná”.
 
Trigo
 
Já foi iniciado o plantio do trigo no Paraná e alguns produtores querem antecipar a safra no Rio Grande do Sul para evitar as chuvas na hora da colheita, que no ano passado prejudicaram a qualidade do produto gaucho. 
 
Para o agrometereologista, em um primeiro momento os triticultores não terão nenhum prejuízo, ao contrário, se plantarem agora, serão beneficiados pelas chuvas. 
 
“Uma estratégia válida. Se antecipar um pouco, podemos fugir desse período de chuva, porém, o produtor esbarra no frio e consequentemente nas geadas. Esse ano a previsão é de frio intenso em julho. Isso pode coincidir com as fases mais suscetíveis do trigo, como o florescimento e início de enchimento de grão”.
 
Safra Norte - Americana
 
Nos EUA, a previsão do clima é de chuvas mais regulares. “Terão algumas quebras regionalizadas na produtividade pelo excesso de chuvas ou estiagem, mas de qualquer forma a produção de milho e soja vai ser ótima”, conta Santos.


 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta//Nandra Bites

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário