Inmet: Clima muda e chuvas voltam ao Sul do país na próxima semana. Oeste da BA, Norte de Minas e ES ficam mais secos

Publicado em 13/12/2017 16:35
Corredor de umidade inverte, organizando chuvas da Amazônia em direção aos estados do Sul

LOGO nalogo

O cenário climático visto no Brasil nos últimos dias deve mudar. O canal de umidade na região Central tende a diminuir e as chuvas voltariam a ocorrer no Sul do país. É o que mostra Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, em entrevista ao Notícias Agrícolas.

Na tarde desta quinta as imagens de satélite ainda mostravam umidade para a região do Matopiba, centro-oeste e Minas Gerais. Contudo, há um centro de alta pressão próximo à costa do Atlântico e das regiões Sudeste e Sul, que irá provocar o enfraquecimento do canal de umidade vigente.

Para hoje já há condições de nevoeiro para o estado do Paraná, além de Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e leste de Minas Gerais. Conforme esse sistema avança, o canal de umidade se transfere para a Região Sul, o que deve ocorrer neste final de semana.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (13/12 a 15/12) para todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (15/12 a 17/12) para todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

"Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos", reportou o instituto para esta quinta-feira. Em entrevista ao Notícias Agrícolas, Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet já havia alertado essa mudança no cenário climático.

O especialista afirma ainda que os próximos dias ainda serão de instabilidades sobre a região Sul do país. Portanto, produtores devem estar atentos às previsões específicas uma vez que o plantio da safra de verão ainda segue em algumas localidades.

No próximo dia 17, há uma nova formação de frente fria e, consequentemente, de um novo canal de umidade, que irá provocar chuvas intensas para o Sul - embora ainda não seja possível saber se essas serão regulares. Essa região do país também irá experimentar temperaturas intensas, entre 34°C a 36°C, o que faz com que as chuvas possam vir acompanhadas de tempestades de verão.

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário