Frente fria e sistema de baixa pressão provocam chuvas fortes no Sul do país nos próximos dias

Publicado em 09/02/2018 16:44
Chuvas passam rápidas pelo RS mas se concentram em SC, PR, SP e MS até a próxima quarta-feira (14)

LOGO nalogo

Morgana Almeida, Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Instituto Nacional de Meterologia (Inmet), destaca nesta sexta-feira (09) ao Notícias Agrícolas que a Região Sul do país começa a ter mudanças climáticas significativas a partir do dia de hoje, em função do avanço de uma frente fria. Neste momento, todo o Rio Grande do Sul já recebe chuvas que devem se estender ao longo do final de semana.

Entre domingo e segunda-feira, esses volumes devem avançar e passar também para o Mato Grosso do Sul e São Paulo. Posteriormente, é o Rio de Janeiro quem irá receber as chuvas.

Ao longo do sábado, a chuva deve ser persistente por conta do contraste com as altas temperaturas que imperavam na região, acompanhadas de rajada de vento e quedas de granizo isoladas. No domingo, a concentração é maior em Santa Catarina e no Paraná, enquanto os volumes diminuem no Rio Grande do Sul.

Nos últimos três dias, o Rio Grande do Sul sofreu com a escassez de chuvas. As chuvas se concentraram mais ao norte do país e o Distrito Federal recebeu uma chuva bastante significativa na quarta-feira: 41,8 mm em uma hora, o que contribuiu para que nos 09 primeiros dias de fevereiro já atingisse 85% da média climatologia do mês (217,5 mm).

Para a próxima semana, a chuva também tende a persistir na região central, mas com volumes menores, principalmente no oeste e no sudeste de Goiás.

Na previsão mais estendida, o indicativo é de que as chuvas devam voltar entre os dias 17 e 25 com maior intensidade para o Centro-Norte. O quadro de chuvas também persiste na região Nordeste.

O Inmet atualiza diariamente suas previsões climáticas. Acompanhe o Notícias Agrícolas para ter sempre novas informações em primeira mão.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário