Mesmo com o veranico, produtor que adotou o plantio direto "se segurou nas cordas"

Publicado em 05/02/2019 15:14 e atualizado em 05/02/2019 18:28
2782 exibições
Iapar, do Paraná, lançou duas ferramentas para agricultor conviver com o clima, um aplicativo e o Atlas Climático. João Batista Olivi entrevista Rafael Fuentes, diretor de pesquisa do IAPAR (Instituto Agronômico do Paraná).
Rafael Fuentes - Diretor de Pesquisa - IAPAR

Podcast

Lançamento do Atlas climático do Paraná

Download

LOGO nalogo

Nesta terça-feira (05), Rafael Fuentes, diretor de pesquisa do IAPAR, conversou com o Notícias Agrícolas para apresentar duas novas soluções lançadas pelo instituto que podem ajudar o produtor rural, especialmente do Paraná, a tomar decisões importantes para o plantio.

As soluções são os aplicativos Atlas Climático e IAPAR Clima, disponíveis para celulares iOS e Android. Com essas ferramentas, as informações estarão mais precisas e chegarão diretamente aos produtores.

Com o primeiro aplicativo, é possível ter acesso a diversos mapas climáticos, obter informações sobre a chuva acumulada, a situação da água no solo, entre outros fatores. Já no segundo aplicativo, é possível ter acesso aos dados instantâneos das 60 estações meterológicas do Paraná.

Esta foi uma safra na qual os produtores sofreram com o clima adverso e um veranico intenso. Contudo, aqueles que adotaram o plantio direto tiveram a oportunidade de colher melhores resultados.

Saiba mais sobre os aplicativos em: www.iapar.br

E veja ainda:

>> Produtores olham para o solo em busca de proteção contra veranico

>> Colheita avança em Chapadão do Céu/GO e lavouras de ciclo médio e manejo de solo confirmam melhor produtividade

>> 'Quem estruturou e aguardou... ganhou', diz produtor de Chapadão do Céu

>> Lavoura padrão 'Dirceu Gassen' produz acima de 90 sacas em Chapadão do Sul

 

IAPAR - Natalino Avance de Souza e Norberto Ortigara

 

 

IAPAR - Show Rural Coopavel IAPAR - Show Rural Coopavel IAPAR - Show Rural CoopavelIAPAR - Show Rural Coopavel IAPAR - Show Rural Coopavel

Por: João Batista Olivi
Fonte: Notícias Agrícolas

1 comentário