Chuvas leves desta semana ainda não são suficientes para início do plantio da safra 19/20

Publicado em 18/09/2019 16:10
Luiz Renato Lazinski - Agrometeorologista
Condições de clima para o plantio - Entrevista com Luiz Renato Lazinski - Agrometeorologista

Podcast

Condições de clima para o plantio - Entrevista com Luiz Renato Lazinski - Agrometeorologista

Download

LOGO nalogo

Para falar sobre os volumes de chuva nesse início de plantio da safra verão 19/20, o Notícias Agrícolas conversou com o agrometeorologista Luiz Renato Lazinsk. De acordo com o especialista, há uma frente fria avançando rumo ao Paraná, provocando chuvas pontuais no estado. O estado já tem liberação para o plantio da soja, mas os produtores paranaenses seguem apreensivos com o clima desfavorável para iniciar os trabalhos.

De acordo com o agrometeorologista, as últimas frentes frias na região chegaram com fracas atividades e apesar dessa atual vir com volumes maiores de chuvas, ainda não será o suficiente para repor a umidade necessária para o plantio da soja. Apesar das previsões meteorológicas indicarem a possibilidade de chuva em vários pontos do país, Lazinski reforça que ainda não é o momento do produtor colocar a semente no solo.

Topo de Nuvens  - 19/09/2019 - Inmet - 16:9
Imagem de satélite nesta quinta-feira (19) em todo o Brasil - Fonte: Inmet

"Há um bloqueio muito grande na região central do Brasil e ele não permite que as frentes frias que vem do Sul avancem em direção ao Sudeste e Centro-Oeste, bem como a umidade que vem do Amazonas descer um pouco mais e provocar precipitações", explica o agrometeorologista, com base em imagem de satélite do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Para os próximos dias, a frente fria que aparece no mapa deve permanecer pelo menos até sábado sobre os estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande Sul. Porém, as chuvas mais volumosas devem se concentrar no leste de SP, sul de MG e leste da região sul do país.

Veja também:
» Soja: Está tudo pronto para a safra 2019/20, só falta a chuva!

» Tempo: Pancadas de chuva retornam ao Centro-Oeste a partir desta 4ª feira, mas sem muito alívio

» Nova mudança: Inmet confirma volta das chuvas à região Central do país, mas ainda não garante consolidação da estação chuvosa

 

Mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 18 de setembro até 04 de outubro - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Previsão de chuva para os próximos 17 dias no Brasil - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

Outra frente fria está prevista para chegar no final de setembro, a partir do dia 26. Esta sim começa a trazer melhores condições hídricas para o plantio. Além disso, o bloqueio na região central começa a diminuir, o que trará condições de maior umidade. Ele indica que a primeira quinzena de outubro deverá apresentar chuvas com maior frequência, melhorando as condições de plantio.

Mapa de umidade no solo - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Mapa de umidade no solo - Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário