Nova rodada de geadas está prevista para o Sul do país neste sábado (22) e pode chegar ao Sul de Minas na terça-feira (25)

Publicado em 21/08/2020 12:27 e atualizado em 21/08/2020 14:56
Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet
Depois de mais de 15 dias com pouquíssimas chuvas, o sul do RS deve receber uma frente fria a partir da próxima quarta-feira (26)

Podcast

Nova rodada de geadas está prevista para o Sul do país neste sábado (22)

Download

LOGO nalogo

As previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que as temperaturas continuarão baixas no sul do país e que a massa de ar polar continuará derrubando as temperaturas também em outras regiões, como Mato Grosso do Sul e sul de Minas Gerais. 

Segundo Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Inmet, o frio intenso dá condição de geadas para várias do áreas do Brasil. "No domingo a noite o frio já começa a sair da região central do Brasil e começa a dominar a região Sudeste", comenta Francisco. 

As previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que o frio intenso deve continuar nos próximos dias, o que leva ainda mais preocupação para a produção de trigo do Rio Grande do Sul.

Geadas no Sul - 2108 Geadas no Sul - 2108
Fotos: Marcelo de Baco

>>>  Frio intenso quebra ao menos 10% do trigo no RS; Centro-Oeste tem 90 dias de seca

Para sábado (22), os mapas indicam condições de geadas fortes para sul e norte do Rio Grande do Sul, pontos de Santa Catarina e Paraná. "Chama atenção as condições de geadas no Mato Grosso do Sul que pode atrapalhar a produção", comenta. Ainda de acordo com Assis, apesar dos frio ser previsto para todo o final de semana, as geadas mais intensas devem acontecer no sábado. "Na parte sudoeste de São Paulo os modelos indicam condições de geadas fracas", comenta. 

Já para o sul de Minas Gerais, as temperaturas devem cair de maneira mais significativa a partir do dia 25, na próxima terça-feira. "Temperaturas variando entre 1 a 4 graus no sudeste de Minas e podemos ter condições de geadas", comenta Francisco. Segundo Assis, caso as previsões se confirmem, a geada deve acontecer com intensidade fraca na região do café. 

Temperaturas 

O modelo de previsão de temperatura do Inmet indica que as máximas não devem ultrapassar os 8 graus em todo o Rio Grande do Sul nas próximas 24 horas. Em Santa Catarina e no Paraná, a tendência é de temperatura ainda mais baixa, sem ultrapassar a casa dos 6 graus.

Os modelos mostram ainda o frio chegando com mais intensidade no Centro-Sul do Brasil. O modelo indica que no sul do Mato Grosso do Sul, as temperaturas tendem a ficar entre 6 e 10 graus. Já em São Paulo, as máximas não devem ultrapassar os 14 graus.  

Veja o mapa de previsão de temperatura para as próximas 93 horas: 

Temperatura 2108
Fonte: Inmet 

Veja a previsão completa no vídeo acima 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário