Chuvas intensas sobem para o Matopiba; semana deverá ser de tempo seco no Centro Sul do País

Publicado em 30/10/2020 17:12 e atualizado em 31/10/2020 07:45
Confira a entrevista com João Castro - Agrometeorologista - Climatempo
Entrevista com João Castro - Agroclima / Climatempo

LOGO nalogo

Após pancadas de chuvas isoladas no Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina esperadas para  este sábado, o tempo deve voltar a ficar firme em toda a metade sul do país na primeira semana de novembro. "As chuvas se concentrarão no Matopiba (Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia) e norte de Goiás e Minas Gerais", disse ao Notícias Agrícolas o agrometeorologista do Agroclima (Climatempo), João Castro.

Segundo ele, somente no final da próxima semana é que as chuvas retornarão -- ainda de forma irregular -- sobre boa parte do Brasil, o que poderá colaborar para estancar perdas no milho primeira safra, especialmente no Rio Grande do Sul. Segundo os modelos de previsão da Climatempo, haverá uma outra onda de chuvas a partir de domingo, dia 8, que tenderá a repetir a mesma trajetória das ultimas chuvaradas que se iniciaram ao final de outubro.

--"A nova frente avançará pelo norte da Argentina e Paraguai, subindo pelo cone sul, e, a partir daí, alcançando todo o País. No entanto, cada vez mais o Rio Grande do Sul verá diminuir as chances de precipitações dentro da normalidade. O efeito La Niña está diminuindo a quantidade de chuvas para o Estado gaucho, e as precipitações tenderão a ficar abaixo da média".

Em contra-partida, o Matopiba passará uma semana debaixo de chuvas intensas. "Já na segunda-feira, dia 2, a tendencia é  de termos muitas chuvas sobre o Oeste da Bahia, com epicentro em LEM (Luiz Eduardo Magalhães)" - esclarece o agrometeorologista. "O Estado da Bahia receberá precipitações da ordem de 80 mm a partir do dia 3, e a na sequencia as chuvaradas entrarão no Maranhão e Piauí com muita intensidade".

No dia 7 se iniciará no Brasil Central novas formações de nuvens carregadas, com a formação do corredor de umidade sobre o leste do Espirito Santo, Minas, Goias, alcançando o Oeste do MT. No dia 8 (domingo) haverá a entrada de outra frente fria, com novas chuvas se formando pelo Oeste do Paraná, que se juntarão ao corredor do centro do País..

-- "A expectativa é de chuvas de 20 mm para o Paraná. Na sequencia essa outra frente seguirá a tendencia normal, subindo para o centro e norte do País", finalizou.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Vanderley de oliveira Marcon Marília - SP

    Gostaria de deixar mais uma vez registrado a minha insatisfação com a abordagem sobre o clima no Estado de são Paulo. Não é a primeira vez que faço essa reclamação, o estado de são Paulo sempre é deixado de lado ou citado com informações rasas sobre a climatologia do estado; acompanho a site a um bom tempo e gosto das informações que sempre estão presentes no site, mais infelizmente fico frustado quando vejo notícias da climatologia da minha região e estado!!. Desde já agradeço o espaço.

    0
    • Luiz Ribeiro Villela São Paulo - SP

      São Paulo tem uma agricultura e pecuaria importantes e com muita diversificação de produtos -- muitos não cotados em Bolsas, o que infelizmente torna São Paulo desinteressante para varios veiculos de midia... Vide os casos da cana de açucar , das hortaliças que abastecem o Brasil e muitos outros produtos. Mas sem especulação financeira, não interessa.

      0