HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Alerta para o milho: Novembro é o mês mais seco dos últimos 20 anos no RS e previsões preocupam para os próximos meses

Publicado em 25/11/2021 16:00 e atualizado em 25/11/2021 17:03
Felippe Reis - Analista de Culturas da Geosys Brasil
Início de ciclo é muito desfavorável para o Sul do Brasil e Geosys alerta para queda no potencial produtivo da cultura

Podcast

Entrevista com Felippe Reis - Analista de Culturas da Geosys Brasil sobre a Seca no Rio Grande do Sul

Diferente do mês anterior, quando ocorreram bons volumes de chuvas na região Sul do país, principalmente no Paraná, em novembro o cenário mudou. Nesta primeira quinzena, a chuva acumulada no Rio Grande do Sul foi de apenas 47,1 mm, inferior à média de 136,8 mm no período. É o menor volume registrado em 20 anos, conforme relatório da Geosys Brasil.


A umidade do solo está baixa, similar ao patamar de 2020, ano com registro de perdas na produção de grãos em virtude da seca no estado. Pontualmente, no dia 16, o estado recebeu um bom volume de chuva, que deverá ajudar a elevar a umidade do solo no curto prazo, mas, mesmo assim, seguirá com índice abaixo da média.

No Paraná, ao contrário dos altos volumes de outubro, neste mês a chuva acumulada foi de 32,7mm, diante da média de 128,2mm no período. A umidade do solo ficou abaixo do índice e deverá seguir assim até o fim do mês.   Houve possibilidade de fortes chuvas no estado apenas entre os dias 18 e 19, o que pode não ser suficiente para as lavouras de verão.

Milho seco
As fotos foram enviadas por Marcos Fridrich 
 na região de Ajuricaba/RS


O dado apurado pelo trabalho de sensoriamento remoto da Geosys Brasil considerou informações do Australian Bureau of Meteorology, que indicou a possibilidade da baixa precipitação no Rio Grande do Sul como consequência do fenômeno La Niña, que poderá durar até o fim do verão.

Em São Paulo, a chuva registrada também foi abaixo da média na primeira quinzena de novembro, mas nos próximos quinze dias devem ocorrer volumes entre 70,5 e 98,4mm, elevando a umidade do solo e melhorando as condições das lavouras de soja e milho do estado.

Na contramão da seca da região Sul, o Centro-Oeste recebeu chuvas acima da média em novembro. Goiás e Mato Grosso estão com umidade do solo acima da média. No Mato Grosso, até o momento, o volume atingiu 165,7 mm, quase o dobro em comparação com o mesmo período de 2020, de 86,4 mm.

No Mato Grosso do Sul o volume foi um pouco menor na primeira quinzena do mês e houve ligeira queda da umidade do solo, mas a previsão indica volumes de chuva de 50mm a 86mm nos próximos 15 dias.  Isso deverá ser suficiente para colaborar com a recuperação da umidade do solo e atender as exigências de água das lavouras de grãos no curto prazo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Fabricio Mundim Mirassol D'Oeste

    Já tao com as conversas de novo??? Fazendo terrorismo que vai quebrar a safra e faltar milho e soja??.

    Ano passado foi a mesma coisa.

    Nego pedia 85,00 milho pra pegar na roça aqui no MT (safrinha 2021) se quisesse.

    Agora tao tudo doido oferecendo a 68 pra pegar no armazém e ninguem interessando...kkk.

    4