CAR: Produtor que não se cadastrar pode enfrentar dificuldades na aquisição de crédito e problemas na comercialização; saiba mais

Publicado em 05/05/2015 10:23
CAR: Prorrogação por 1 ano da inscrição no cadastro é a única prevista na lei e deve ser aproveitada e otimizada pelos produtores rurais. Consequência do não cadastramento são severas, entre elas a não aquisição do crédito agrícola, dificuldades na comercialização e aumento dos percentuais de áreas destinadas à APP e Reserva Legal. Até o momento, apenas 52% da área do Brasil já está inscrita.
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, confirmou na última segunda-feira (04) a prorrogação do CAR (Sistema de Cadastro Ambiental Rural) por um ano.

O registro no Cadastro Ambiental Rural (CAR), criado pela lei do Código Florestal (Lei 12.651/2012), é obrigatório para todos os imóveis rurais do país. No sistema, os proprietários devem declarar as informações ambientais de suas propriedades rurais.

Até o momento, foram cadastrados 196.767.410 hectares, apenas 52,8% da área esperada no registro, segundo dados da Secretária de Desenvolvimento Agrário.

Samanta Pineda, advogada ambiental, alerta que apesar dos produtores rurais terem mais um ano para realizar o CAR, é importante que fiquem atentos aos prazos do cadastramento, haja vista que "essa é a única chance de prorrogação prevista na lei, então não há mais possibilidade de prorrogação deste prazo", explica.
 
Um dos fatores que tem impedido a evolução no volume de cadastros é a dificuldade dos produtores - em especial os de pequeno porte - em reunir os dados, organizá-los dentro do sistema, ou até mesmo ter acesso à internet. Visando essa necessidade, a ministra Izabella Teixeira em conjunto com o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, informaram que produtores familiares poderão contar com o apoio da Assistência Técnica e Extensão Rural para a inscrição do imóvel no cadastro. 

Segundo ele, o governo vai investir R$ 95 milhões, para que os agricultores que recebem ou que vão receber a assistência técnica neste período possam ser cadastrados no registro ambiental.

No caso do Rio Grande do Sul, estado com menor adesão ao sistema, a insegurança dos produtores é quanto às questões jurídicas que envolvem o bioma Pampa. Essas áreas não podem sem consideradas somente vegetação nativa, ou área de uso consolidado, por isso a indefinição dos produtores quanto a declarar o uso de suas terras, explica Pineda. 

"Naquele campo nativo, o gaúcho soltou há muito tempo o gado, cavalo, para pastar e aquela vegetação nativa é de uso antrópico, então como vão declarar aquilo? Ele não tem uma segurança de que parte daquele campo nativo será separado para APP e reserva legal. Vai ter que haver um tratamento especial por parte dos ministérios para separar algum pedaço desse campo nativo para servir de APP ou reserva legal", afirma a advogada.

Para ela, mesmo com essas barreiras que ainda dificultam o cadastramento no CAR, é importante que os produtores tomem consciência dos prejuízos que a inscrição trará posteriormente. Como a regularização de áreas de acordo com o novo Código Florestal, bloqueio no acesso de crédito após 2017 e impedimento de comercialização com indústrias e cooperativas sem o cadastro.

Os Estados que até o momento registraram os maiores índices de adesão são Mato Grosso, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Para Pineda, esse dado é reflexo da "organização" dos estados em questão, que deram suporte aos produtores.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário