DA REDAÇÃO: Produtores se reúnem com presidente da Câmara dos Deputados para debater demarcações de terras indígenas

Publicado em 10/05/2013 14:03 e atualizado em 10/05/2013 17:44 401 exibições
Questão indígena: Em Campo Novo do Parecis (MT) produtor ainda não teve problemas com demarcações de terras, mas acredita que qualquer produtor deve ficar alerta quanto à situação. Problema não é com os índios, e sim com o abuso de poder da Funai.
Após a audiência pública na última quarta-feira (8) com a Ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, para debater as demarcações de terras indígenas no país, os produtores rurais e paramentares se reuniram com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, para debater o assunto.

Segundo o Delegado Coordenador do Núcleo Aprosoja de Tangará da Serra, Vanderlei Reck Jr, os produtores relataram a situação em que vivem para o presidente. “Ele ficou sensibilizado pelas histórias que forma contadas, precisamos que os processos de criação e demarcação, inclusive os que já estão em andamento, parem”, afirma.

Os produtores também solicitam a instalação da Proposta de Emenda à Constituição, PEC 215, que transfere do Poder Executivo para o Congresso Nacional a palavra final para os processos de demarcação de terras indígenas. “Queremos que passe o poder da Funai para o Congresso na Casa onde há democracia, pois o que a entidade está fazendo é uma barbaridade”, explica Reck.

Ainda na visão do produtor, com a manifestação dessa semana os agricultores conseguiram mostrar a sua força. “Precisamos nos mobilizar para sensibilizar a sociedade e os políticos de Brasília, essas injustiças não podem continuar”, diz o produtor.

Por:
João Batista Olivi/Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário