DA REDAÇÃO: Safra 2013/14 – Em Canarana (MT), produtor aguarda chuvas para iniciar o plantio da soja

Publicado em 23/09/2013 11:19 e atualizado em 23/09/2013 12:47
757 exibições
Safra 2013/14: Em Canarana (MT), produtor aguarda as chuvas para iniciar o plantio da soja. Nesta safra, área com o grão deve aumentar em torno de 10%. Até o momento, cerca de 50% da produção já foi comercializada. Agricultores estão atentos aos problemas com a helicoverpa e falta de infraestrutura logística.

Os produtores rurais de Canarana (MT) aguardam as chuvas para iniciarem o plantio da soja. A expectativa é que a semeadura da oleaginosa comece a partir do dia 15 do mês de outubro. Nesta safra, a área cultivada com ao grão deve aumentar de 197 mil hectares para 210 mil hectares, um incremento de 10%.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural da cidade, Arlindo Cancian, as áreas de pastagens degradadas devem ser incrementadas na área destinada à agricultura. As previsões é que sejam colhidas em torno de 50 a 52 sacas de soja por hectare nesta safra. Das quais, cerca de 40% já foi negociada antecipadamente, com preço médio de R$ 50,00 a saca.

“Seria um bom valor se os defensivos não tivessem aumentado, e não tivesse a helicoverpa e os problemas com a logística. Fatores que podem prejudicar a rentabilidade dos produtores rurais nesta safra”, destaca o presidente.

Os problemas com o ataque da helicoverpa, a falta de infraestrutura logística e armazenagem seguem preocupando os produtores mato-grossenses. Além disso, o presidente sinaliza que são entraves que não tem solução em curto prazo. “Estamos trabalhando junto ao governo para tentar minimizar esses problemas, como a melhoria nas estradas, escoamento da produção pelos portos do norte do país, acredito que daqui a dois anos a situação irá melhorar para nós”, afirma. 

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

Nenhum comentário