DA REDAÇÃO: Soja - Mundo terá escassez do produto e preços tendem a subir

Publicado em 29/11/2013 15:17 e atualizado em 29/11/2013 18:24
Soja: projeções para exportação de 39,5 milhões de toneladas dos EUA podem ser atingidas ainda esse ano, antes mesmo da entrada da safra sulamericana. Vai faltar soja para atender a demanda e preços tendem a subir.

Após o feriado de ação de graças nos EUA nesta última quinta-feira (28), o mercado reagiu com força e fechou com cotações em alta na Bolsa de Chicago hoje (29). De acordo com o consultor de mercado do SIMConsult, Liones Severo, isso já estava previsto porque os excedentes exportáveis dos EUA estão se esgotando rapidamente e antes da entrada da safra sul-americana o país não deve ter mais soja para embarcar.

Nesse momento, os EUA tem dificuldade em cobrir as vendas feitas principalmente para a China e as traders norte-americanas tentam recomprar o que venderam para os chineses, uma vez que não encontram fluidez de oferta no mercado interno. Isso ocorre não porque os produtores norte-americanos estão segurando soja, mas sim porque já venderam quase tudo para cumprir um grande volume de negócios, tanto dos embarques para exportação, quanto para a indústria interna. Diante disso, Severo afirma que este ano faltará ainda mais soja nos EUA do que em 2012 e, com o mercado escasso, os preços subirão.

Os EUA já comprometeu 37 milhões de toneladas das 39,5 milhões de toneladas que seriam exportadas até agosto de 2014. O país está vendendo cerca de 1,5 milhões de toneladas por semana, assim, até o final de dezembro toda a soja já estará vendida e os EUA não terá mais como suprir o mundo, principalmente no intervalo até a entrada da safra sul-americana. Com isso, Severo diz que o mercado terá ótimos preços para a próxima safra brasileira e o produtor deve ficar atento para a oportunidade de já antecipar vendas para 2015.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Paula Rocha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário