Soja: Em Cornélio Procópio (PR), produtores retomam o plantio, mas trabalhos nos campos ainda estão atrasados

Publicado em 28/10/2014 10:44 e atualizado em 28/10/2014 15:25
Safra 2014/15: Em Cornélio Procópio (PR), produtores retomam o plantio da soja, mas trabalhos ainda estão atrasados. Chuvas deverão retornar à região no final de semana. Situação também deve afetar a janela ideal de cultivo do milho safrinha. Negócios antecipados da oleaginosa estão lentos e produtores seguem cautelosos. No trigo, moinhos estão abastecidos e comercialização está travada.

Após 15 dias de estiagem, as chuvas apareceram na região de Cornélio Procópio (PR) e produtores retomaram o plantio da soja. Ainda assim, os trabalhos nos campos estão atrasados e os agricultores esperam as precipitações previstas para o fim da semana para darem continuidade à semeadura da oleaginosa.

O presidente do Sindicato Rural da cidade, Floriano José Leite Ribeiro, sinaliza que as lavouras cultivadas não apresentam um desenvolvimento adequado. “Há um déficit hídrico acentuado na região, e ainda não sabemos se será necessário o replantio em algumas localidades”, destaca o presidente.

Por outro lado, a comercialização antecipada da soja continua mais lenta, assim como em outras regiões do país. “Não temos um valor de referência, já que cada negócio é diferente, com um prazo, juros e quantidade também”, ressalta Ribeiro.

E, além do atraso da soja, a situação afeta a janela ideal do plantio do milho safrinha. O cenário já é uma preocupação dos agricultores e, que possivelmente podem cancelar as compras ou até mesmo reduzir a quantidade de sementes para a próxima safrinha. “Se as chuvas não vierem podemos ter essa situação, há muita expectativa e ansiedade em relação ao clima”, explica o presidente.

Trigo

Os produtores da cidade também enfrentam dificuldades em relação à comercialização do trigo. Com os moinhos abastecidos, os agricultores não conseguem realizar a negociação do cereal e nem mesmo há um valor de referência para o produto. 

“O agricultor está com o trigo na mão e temos os custos, então é uma situação preocupante. Já os leilões de Pepro (Prêmio Equalizador Pago ao Produtor) aliviam a situação do produtor, porém, de modo geral, é um quadro difícil. Essa situação pode desestimular os triticultores, mas é uma questão em aberto e não há uma decisão do que fazer daqui para frente”, finaliza Ribeiro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário