Com embargo chinês ao frango norte-americano, Brasil pode se beneficiar e se consolidar como principal fornecedor da China

Publicado em 26/01/2015 16:07
Com embargo chinês ao frango norte-americano, Brasil pode se beneficiar e se consolidar como principal fornecedor da China. EUA exportaram mais de 170 mil toneladas para os chineses em 2014

A China pode se tornar a maior compradora individual de frangos do Brasil, depois de embargar os produtos dos Estados Unidos por problemas sanitários relacionados à influenza aviária. Se a produção nacional conseguir substituir perfeitamente o fornecimento que os EUA proporcionavam para a China, as perspectivas animam o vice presidente da divisão de aves da ABPA, Ricardo Santin. “Os americanos venderam, para a China, de janeiro a novembro de 2014, mais de 170 mil toneladas e receberam por volta de 225 milhões de dólares, então é uma bela oportunidade para o Brasil. Infelizmente, essa oportunidade decorre de um problema sanitário. Nós não festejamos a desgraça alheia, mas estamos aptos e prontos para substituir os Estados Unidos como fornecedor”.

“A elasticidade de produção da nossa cadeia é muito grande e essas mais de 170 mil toneladas seriam supridas. Nós só temos um pequeno gargalo que é a habilitação de novas plantas. Temos lá na China oito plantas esperando para serem habilitadas e quando isso acontecer a nossa produção pode chegar até 200 mil toneladas”.

Em relação a Rússia, espera-se que ela retome as importações, já que no final do ano passado houve uma desaceleração por causa do término de licenças para importação e pela desvalorização de sua moeda. “Com a situação já normalizada, a partir do mês de fevereiro serão emitidas novas licenças e o volume das exportações deve ser parecido com o ano passado”.

Portanto, as expectativas para as exportações durante o ano de 2015 são boas. “A gente tem perspectiva de abertura do mercado do Paquistão, Taiwan e Camboja, crescimento da China e manutenção das vendas pra Rússia. Muitos desses mercados estão sendo abertos devido a uma epidemia de influenza aviária que está atingindo diversos países do mundo, inclusive polos de produção de material genético. Isso faz com que o Brasil se torne uma solução para suprir a demanda por mercadoria”.

Diante desse fato, os protocolos de segurança contra a influenza aviária estão sendo reforçados e a ABPA recomenda a proibição de visitas às granjas de quem vem de fora do Brasil, tudo para manter os produtos brasileiros livres do vírus.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Lucas Mayer

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário