Captação de leite cai pelo quinto mês seguido com recuo de quase 20% em 2016. Preço ao produtor sobe 15% em 12 meses

Publicado em 01/06/2016 12:34
Expectativa é de novas altas para o próximo mês, mas que já começam a ficar limitadas pelo consumidor final

O período de entressafra intensificou a elevação em maio. Segundo levantamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) o preço do leite recebido pelo produtor (sem frete e impostos) teve alta de 4,5% de abril para maio, passando para R$ 1,1571/litro na média Brasil.

Pelo quinto mês consecutivo o Índice de Captação do Lei apontou queda impulsionando as cotações. De acordo com o pesquisador do Centro, Wagner Yanaguizawa, o volume de captado recuou 3,38% em abril e no "acumulado do ano a queda é de quase 20%", destaca.

Além do período de entressafra, muitos produtores já estavam adiantando a secagem das vacas em meses anteriores devido às adversidades do clima. O desestimula a produção pecuária leiteira também é um fator importante para a composição deste cenário.

Para Yanaguizawa, "a questão da oferta continuará agravante, principalmente porque estamos na entressafra, mas com uma leve perspectiva de melhor para o próximo mês por conta das forragens de inverno", explica.

Assim, a expectativa dos laticínios/cooperativas consultados pelo Cepea é de manutenção na tendência de alta. Cerca de 70% dos agentes entrevistados acreditam em nova alta nos preços do leite, enquanto 28,2% veem estabilidade nas cotações.

Do lado da demanda, a crise econômica do país limita a venda de lácteos e impacta nas margens das indústrias com o aumento da matéria prima. "É muito provável que em junho ainda trabalhemos com alta de preço no leite, porém nos meses seguintes já existe possibilidade de estabilidade e queda já sinalizada pelas indústrias", destaca o pesquisador.

No mercado atacadista de derivados do estado de São Paulo, os preços continuam registrando altas quase que diárias, puxados pela diminuição da oferta.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário