Feijão: Plantio realizado na 2ª quinzena de fevereiro no Sul de MS pode otimizar resultados; cultura pode ser boa alternativa de rotação

Publicado em 18/06/2015 09:51
Feijão: Plantio realizado na 2ª quinzena de fevereiro no Sul de MS pode otimizar resultados e reduzir os prejuízos em relação às plantas semeadas nos primeiros 15 dias de janeiro, como indica o zoneamento agrícola para a região. Cultura é extremamente sensível à altas temperaturas, mas tem se desenvolvido bem no estado e é boa alternativa como rotação.

As praticas de saneamento no Mato Grosso do Sul, indicam que a semeadura do feijão deve ser feito nos primeiros 20 dias do mês de janeiro, no entanto, uma pesquisa realizada pela Embrapa, mostrou que o plantio do feijão se realizado na segunda quinzena de fevereiro pode trazer melhores resultados.

Segundo Ricardo Fietz, pesquisador da Embrapa, muitos produtores questionam as praticas de saneamento e acabam não seguindo a recomendação. Diante desse cenário, os pesquisadores "fizeram um trabalho simulando épocas de semeaduras, pegando uma dentro do saneamento (15 de janeiro), e três fora da recomendação (05 e 25 de fevereiro e 25 de março)”, explica.

Comparando os resultados, observou-se que o melhor momento para realizar o plantio é na segunda quinzena de fevereiro, pois "as temperaturas são mais amenas e favorecem o desenvolvimento da cultura", enquanto que no mês de janeiro as temperaturas na fase reprodutiva do feijoeiro estão muito elevadas.

Essa pesquisa mostrou também que a cultura do feijão é sensível a temperaturas altas - principalmente na fase reprodutiva -, portanto quando as máximas diárias ficam superiores a 30º os riscos de prejuízos são maior. "As semeaduras quando são realizadas em 15 de janeiro, 74% dos dias em que ocorre a fase critica tem temperaturas acima dos 30º", relata Fietz.

Contudo, ainda não é possível afirmar que esses resultados também impactam na melhora de produtividade das lavouras de feijão na região.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes e Larissa Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário