Pesquisador da Fundação MS alerta para o tempo da janela de plantio do milho safrinha no estado

Publicado em 20/01/2017 11:50
Confira a entrevista com André Lourenção - Pesquisador Fundação MS
Importância da pesquisa ganha cada vez mais espaço entre os produtores sul mato-grossenses. Atenção aos impactos do clima e às condições de solo, além da adoção de boas práticas de manejo das pragas será determinante para a garantia do potencial das lavouras.

Diretamente da Showtec, feira de tecnologia que ocorre em Maracaju (MS), a jornalista Fernanda Custódio, do Notícias Agrícolas, conversou com André Lourenção, pesquisador da Fundação MS.

Lourenção explica que a Fundação MS realiza um trabalho de pesquisa e difusão de tecnologias e difusão de tecnologias e organiza a feira para que mais produtores, pesquisadores e a indústria fiquem interados nos mais diversos temas do agronegócio.

Como destaque, ele aponta uma trincheira exposta no estande da Embrapa que permite a visualização da planta do solo para baixo, de modo com o qual é possível observar o enraizamento. A estrutura também chama a atenção para a importância do plantio direto, que garante boas rentabilidades para os produtores.

"O produtor trabalha em uma indústria a céu aberto. A inflência de solo e clima compõe os riscos do sistema", destaca o pesquisador. "Colocar palha e selecionar bem o que ele vai fazer é fundamental para que o produtor seja muito assertivo na produtividade".

O plantio do milho safrinha se aproxima. Logo, Lourenção também lembra que a janela é bastante pequena, indo do final de janeiro até, no máximo, 15 de março. "Se passar disso, o produtor pede três sacas por hectare por dia atrasado", diz.

Além disso, a presença do percevejo nas lavouras também é um ponto de atenção. A praga foi problema na safrinha passada e poderá ser problema novamente este ano. Logo, os produtores têm de realizar as ações preventivas e procurar consultores, além de acompanhar resultados de pesquisa, uma vez que se trata de uma praga "muito séria".

No estado do Mato Grosso do Sul, a média de produtividade do milho está em 80 sacas por hectare, número que só tem a aumentar. O investimento no solo e a mudança da época de plantio foram alguns dos fatores benéficos para este crescimento.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário