Melhoria genética do trigo brasileiro diminui necessidade de importação e traz novas alternativas de cultivo para produtor

Publicado em 07/03/2017 16:45 e atualizado em 07/03/2017 17:45
Nova variedade de trigo para ração é alternativa viável de alimentação para animais durante o inverno

O diretor da Biotrigo Genética, André Cunha Rosa, conversou com o Notícias Agrícolas no estande da Fertiláqua durante a Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS). A Biotrigo é responsável por 90% da genética de todo o trigo utilizado nas lavouras do Brasil que, ano após ano, melhora sua qualidade e também os níveis de produtividade.

Rosa destaca que os estudos em genética do campo e qualidade vêm avançando. O trigo brasileiro era de genética inferior, mas, na safra passada, bateu recorde de produtividade, com a qualidade também atendendo ao que a indústria precisa.

Além disso, ele também aponta que "o agricultor precisa entender o trigo como importante no sistema dele". Ele destaca a necessidade da rotação de culturas e de cuidado com os produtos utilizados para ajudar a melhorar a liquidez.

Os moinhos também precisam que o trigo faça um bom pão, um bom biscoito. "Se o produtor não tiver esse produto, em geral, não vai atender o moinho", diz.

A Biotrigo apresenta também algumas novidades em genética. O último lançamento, o TBIO Toruk, foi responsável por aumento de produtividade, que chegou acima das 100 sacas por hectare em várias áreas, mas exigiu um manejo melhor e um investimento em adubação hidrogenada. Para a próxima safra, a Biotrigo lança também o TBIO Sossego, que permitirá um menor investimento por parte do produtor e um manejo mais tranquilo, já que o produto é resistente à maioria das doenças.

Juntamente à rotação de culturas, Rosa destaca o cuidado em se pensar em agricultura a longo prazo, com atenção também para o trabalho de perfil de solo. Para aquelas áreas que sofrem mais com o plantio do trigo para a moagem, ele ainda aponta a importância de se produzir trigo para silagem para ter produtos com valor agregado.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário