Apesar de limitadas, chuvas recentes aliviam perdas no milho safrinha de Marechal Cândido Rondon/PR,

Após 40 dias de estiagem na região de Marechal Cândido Rondon/PR, as chuvas voltaram e trouxeram um alivio para as lavouras de milho safrinha. Além das precipitações, as áreas cultivadas mais tarde foram penalizadas com acamamento do milho em função dos ventos fortes.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural do município, Valdemar Eduardo Kaiser, se não chover durante a colheita não vai ter tanto prejuízo, mas se tiver precipitações à perda pode ser ainda maior. “Acredito que não temos como recuperar. No período de colheita precisa ter sol para esse milho acamado não se deteriorar”, afirma.
No entanto, muitos agricultores já estão fazendo o planejamento e comprando os insumos para a próxima safra de verão. “Assim como os produtores estão fechando negócios, também estão comprando os produtos para a temporada do próximo ano de soja e milho”, destaca.
Ainda segundo a liderança, durante o mês de maio está ocorrendo à maioria das compras, mas com a alta do dólar nas últimas semanas comprar os defensivos é bem viável ao produtor. “No meu caso, eu fiz a troca e achei que o valor estava mais acessível”, ressalta.
Comercialização
Até o momento, as referências para o milho na localidade estão ao redor de R$ 31,50 a saca. No entanto, os produtores maiores fizeram comercializações futuras, mas os pequenos agricultores ainda não fecharam negócios. Já na soja, os preços da saca estão em torno de R$ 75,50 que remunera os produtores.
0 comentário
Futuros do milho voltam do Natal subindo em Chicago
Milho mantém trajetória de valorização no começo de dezembro
Futuros do milho abrem a sexta-feira levemente positivos na B3
Retro 2025 - Milho/Cepea: Preço se mantém elevado em 2025, mesmo em meio à colheita recorde
Mercado travado pressiona e milho recua na B3 nesta terça-feira
Cotações futuras do milho têm leves recuos na B3 nesta terça-feira