Com ausência de chuvas, plantas de soja estão morrendo em Darcinópolis (TO)

Publicado em 10/12/2015 09:43
Produtores ainda avaliam a viabilidade do replantio nessas áreas. Plantio do grão não foi finalizado e os agricultores deverão esperar até o dia 10 de janeiro. Vendas estão paradas e há preocupação com os contratos fechados anteriormente. Compras dos insumos para a safrinha estão paralisadas.

Devido à falta de chuvas e as altas temperaturas, as plantas de soja estão morrendo na região de Darcinópolis (TO). As precipitações permanecem bem irregulares, uma situação atípica para esse período do ano, considerada a época das águas. Consequentemente, o plantio da oleaginosa permanece atrasado, muitos produtores ainda não iniciaram os trabalhos nos campos e os casos de replantio são uma incógnita.

Segundo explica o produtor rural do município, Marcílio Marangoni, a última chuva ocorreu há mais de 15 dias. “Desde o começo da semeadura estamos com déficit de umidade no solo, as áreas convencionais são as mais afetadas, onde as plantas já apresentam uma floração forçada e não conseguimos realizar nenhum trato cultural nas áreas”, explica.

Paralelamente, nas áreas de plantio direto, as plantações ainda estão melhores, apesar do porte reduzido e da população comprometida, conforme sinaliza o agricultor.  “E pensar em replantio é muito difícil nesse momento, pois não sabemos o que irá acontecer com o clima. Teremos que esperar as chuvas e fazer uma avaliação das áreas. Muitos produtores estão considerando a possibilidade de investir no plantio do milho. Mas o limite é até o dia 10 de janeiro”, completa.

Com isso, a produtividade das áreas também é mais uma incerteza aos produtores rurais da região. “Não temos como mencionar o rendimento, temos problemas de germinação, de porte e muitas áreas comprometidas. Nesse momento, o foco está nas lavouras de soja, muitos agricultores inclusive já dispensaram os funcionários”, ressalta.

Em relação às pragas, o produtor ainda diz que não é uma situação tão preocupante, porém, a presença da mosca branca já está maior nesta temporada. Por outro lado, a comercialização da safra está totalmente parada nesse momento.

“Boa parte dos produtores pegou dinheiro com traders para realizar o plantio e não temos certeza da entrega da soja. Não vemos se vamos ou quanto iremos colher com a soja. Muitos fizeram contratos com preços de até R$ 72,00 a saca do grão”, destaca Marangoni.

Safrinha de milho

A incerteza é tão grande que até mesmo as compras para a safrinha de milho estão paralisadas. Tradicionalmente, nesse período, os produtores já estariam realizando as compras de insumos e fertilizantes para a próxima temporada e recebimento a partir de janeiro.

“A cultura do milho é ainda mais sensível à falta de chuvas, não adianta mudar de cultura para tentar resolver o problema. Se as chuvas se normalizarem, podemos até mesmo ter um aumento na área de milho, já que temos muita área a ser semeada”, acredita o produtor.

Já a relação custo de produção e preço permanece ajustada na localidade. Contudo, o agricultor ainda destaca que a perspectiva é de cotação mais alta em decorrência dos problemas de clima enfrentados nos estados como Mato Grosso, Goiás e Bahia. 

Confira fotos enviadas pelo produtor rural:

Imagem do dia - Lavoura de soja secando por falta de chuvas em Darcinópolis (TO), do produtor Marcílio Marangoni

Imagem do dia - Lavoura de soja secando por falta de chuvas em Darcinópolis (TO), do produtor Marcílio Marangoni

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Sergio Becker

    A região de Sorriso (MT) não é diferente... estamos na mesma situação...

    0