Campeão do CESB conseguiu produtividade de 149,08 scs/ha na soja

O produtor rural Marcos Seitz, de Guarapuava (PR), venceu o concurso do Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB) com uma produtividade de 149,08 sacas de soja por hectare. A produção foi feita em uma área de 10 hectares, dentro da propriedade de 1.100 hectares que possui a família Seitz.
Em entrevista ao Notícias Agrícolas, ele detalhou alguns fatores que colaboraram para o sucesso dessa lavoura, como o espaçamento reduzido, de 22,5 cm, uma adubação de 600kg de NPK, cinco aplicações de fungicidas e inseticidas e cinco doses de inoculantes aplicados diretamente no sulco. Além disso, o clima também colaborou.
Seitz aponta que foi realizado o gerencial de todos os custos da lavoura e, financeiramente, foi indicado que ela se tornou muito mais rentável do que a área comercial - que também contou com uma boa produtividade, de 79 sacas por hectare.
A área escolhida para o concurso foi "escolhida a dedo". Foram realizadas imagens de drone para observar manchas de solo e identificar o melhor espaço para o plantio. Ele ainda conta com 5% de matéria orgânica no solo e raízes com 2 metros de profundidade, resultado de mais de 30 anos trabalhando com plantio direto.
O plantio foi feito com máquinas à vácuo, para a distribuição correta de sementes. Como forma de escapar da ferrugem, a data escolhida foi 28 de outubro - os 10 hectares do concurso foram plantados em apenas um dia.
Na área comercial, há menos aplicações de fungicidas e inseticidas, com apenas três a quatro aplicações, "mas mesmo assim, é rentável".
O produtor aponta que "uma das coisas mais importantes é trabalhar com amor pela profissão". Ele aconselha também os produtores a terem uma maior atenção para a superfície química do solo.
0 comentário
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira