Campeão do CESB conseguiu produtividade de 149,08 scs/ha na soja

Publicado em 21/08/2017 11:30
Confira a entrevista de Marcos Seitz - Produtor Rural

LOGO nalogo

O produtor rural Marcos Seitz, de Guarapuava (PR), venceu o concurso do Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB) com uma produtividade de 149,08 sacas de soja por hectare. A produção foi feita em uma área de 10 hectares, dentro da propriedade de 1.100 hectares que possui a família Seitz.

Em entrevista ao Notícias Agrícolas, ele detalhou alguns fatores que colaboraram para o sucesso dessa lavoura, como o espaçamento reduzido, de 22,5 cm, uma adubação de 600kg de NPK, cinco aplicações de fungicidas e inseticidas e cinco doses de inoculantes aplicados diretamente no sulco. Além disso, o clima também colaborou.

Seitz aponta que foi realizado o gerencial de todos os custos da lavoura e, financeiramente, foi indicado que ela se tornou muito mais rentável do que a área comercial - que também contou com uma boa produtividade, de 79 sacas por hectare.

A área escolhida para o concurso foi "escolhida a dedo". Foram realizadas imagens de drone para observar manchas de solo e identificar o melhor espaço para o plantio. Ele ainda conta com 5% de matéria orgânica no solo e raízes com 2 metros de profundidade, resultado de mais de 30 anos trabalhando com plantio direto.

O plantio foi feito com máquinas à vácuo, para a distribuição correta de sementes. Como forma de escapar da ferrugem, a data escolhida foi 28 de outubro - os 10 hectares do concurso foram plantados em apenas um dia.

Na área comercial, há menos aplicações de fungicidas e inseticidas, com apenas três a quatro aplicações, "mas mesmo assim, é rentável".

O produtor aponta que "uma das coisas mais importantes é trabalhar com amor pela profissão". Ele aconselha também os produtores a terem uma maior atenção para a superfície química do solo.

Marcos Seitz

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário