Metade da soja plantada no Brasil tem algum grau de deficiência de Nitrogênio por falha no processo de inoculação

Publicado em 16/11/2017 17:17
Confira a entrevista com Edson Luiz Souchie - Professor Dr. do Instituto Federal Goiano
Manejo para melhorar eficiência das bactérias que fixam nitrogênio na planta passa pelo uso de protetores de inoculantes e a técnica de inoculação dupla , veja os detalhes

Podcast

Metade da soja plantada no Brasil tem algum grau de deficiência de Nitrogênio por falha no processo de inoculação

Download

LOGO nalogo

Edson Luiz Souchie, professor doutor do Instituto Federal Goiano, esteve presente no estúdio do Notícias Agrícolas para falar sobre a deficiência de nitrogênio nas lavouras de soja no Brasil, fator que ainda assola a produção no país em diversos níveis.

Segundo ele, este é um problema real e "não está tudo resolvido", mesmo com o patamar do Brasil de grande produtor de soja de forma inteligente. Hoje, 45% das lavouras do país possuem algum grau de deficiência, impedindo que a cultura alcance maiores níveis de produtividade.

A maioria dos produtores brasileiros fazem a fixação biológica na própria fazenda. O problema, contudo, é o jeito de colocar essas bactérias em contato com a planta de soja. As plantas precisam de simbiose com essas bactérias, fazendo com que os dois ganhem neste processo. Quanto mais nódulos estiverem presentes na região da coroa da raiz, melhor. A avaliação desses critérios é de fácil identificação dentro das lavouras.

Fungicidas e inseticidas, por sua vez, acabam matando grande parte das bactérias. O uso de fungicidas protetores pode impulsionar a presença dos nódulos, de acordo com pesquisas demonstradas por Souchie.

Confira a entrevista completa no vídeo acima

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário