Produtividade da soja em Foz do Iguaçu pode ser entre 30 e 40% menor devido a falta de chuvas

Publicado em 13/12/2018 11:23
Orlando Francisco Bortolini - Presidente do Sindicato Rural de Foz do Iguaçu/PR
Agricultores temem queda na produtividade justamente em safra que teve custo de produção 20% maior do que a anterior. Em algumas áreas da região a expectativa gira em torno de 70% de perda.

Podcast

Entrevista com Orlando Francisco Bortolini sobre o Acompanhamento de Safra da Soja

Download

LOGO nalogo

A região de Foz do Iguaçu (PR) registrou produtividade média de 50/60 sacas por hectare na safra 2017/18, porém as perspectivas apontam que a colheita da atual safra, que deve começar entre o final de dezembro e o meio de janeiro, não deva atingir esse patamar. O oeste paranaense vem sofrendo com a falta de chuvas e já tem grande quantidade da área plantada comprometida.

“Estamos tendo um problema seríssimo com a falta de chuvas aqui, o Sol praticamente matou uma parte da lavoura. A perda por aqui gira entre 30 e 40%, mas temos regiões que chegam a 70% porque tem lugares que chovem e em outros não. O produtor está fazendo a parte dele, mas precisa esperar a chuva, se tivermos mais uma semana de Sol a soja pode ir toda embora com cerce de 70/80% de perda”, diz Orlando Francisco Bortolini, presidente do Sindicato Rural de Foz do Iguaçu (PR).

Apesar do cenário adverso, os produtores locais seguem realizando as atividades na lavoura e as aplicações de fungicidas conforme o programado buscando evitar os problemas enfrentados na safra passada com incidência de doenças. Justamente essa preocupação foi que elevou os custos de produção em 20%, já que os produtores investiram mais em defensivos.

Com custo de produção maior e perspectiva de produtividade menor, o produtor já se preparar para ter rendimentos baixos na safra 2018/19. “A preocupação é grande e com certeza a conta não vai fechar, mas nós não temos mais o que fazer. A nossa parte nós fazemos e a chuva não depende da gente. Em torno de 20% fechou as vendas com um tipo de preço melhor e o restante fica aguardando para ver o que vai acontecer”, comenta Bortolini.

Temporal em Foz do Iguaçu

No final da tarde dessa quarta-feira (12) a cidade de Foz do Iguaçu (PR) foi atingida por um forte temporal que deixou cerca de 20 mil imóveis sem energia elétrica e machucou uma pessoa que estava na rodoviária municipal com estilhaços de vidro. O vento forte também destelhou parte da central de abastecimento (Ceasa) causando prejuízo de R$ 500 mil.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre a manhã de quarta e a manhã desta quinta-feira (13) choveu o equivalente a 10,2 milímetros e as rajadas de vento passaram dos 61 km/h. Porém, esses efeitos ficaram restritos à área mais central da cidade e não causaram impacto nas propriedades rurais e nas lavouras da região de acordo com o presidente do Sindicato Rural de Foz do Iguaçu.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário