Produtores olham para o solo em busca de proteção contra veranico

Publicado em 01/02/2019 08:20
Lucas Rigodanzo - Produtor rural de Chapadão do Céu - GO
Manejo do solo abre caminho para a raiz da soja buscar água a 2 metros de profundidade

Podcast

Produtores olham para o solo em busca de proteção contra veranico

Download
 

LOGO nalogo

O Notícias Agrícolas visitou a propriedade de Lucas Rigodanzo, em Chapadão do Céu (GO), na qual há uma trincheira mostrando a fertilidade da terra e os cuidados que os produtores têm tomado pensando na profundidade do solo. A trincheira mostra raízes com mais de 2 metros de profundidade, de forma que a área de soja tem uma perspectiva de produção de 90 sacas por hectare.

Rigodanzo conta que as ações na sua área são fruto do projeto da União dos Agrônomos Independentes (UAI), que foca na fertilidade do solo. A fertilidade nessa região já é acima da média, mas o objetivo é aumentar ainda mais as possibilidades.

O investimento para a área experimental foi alto em relação à média geral da propriedade, mas ele espera que esse retorno venha com a lucratividade por uma produtividade maior - e, em breve, ele deseja aplicar isso para as áreas comerciais.

Nessa área, foram feitas algumas ações como a cobertura de palhada de braquiária e doses acima da média de calcário e gesso, o que dá liberdade para que as raízes tenham um maior crescimento. Ele conta que, dentro do projeto do UAI, já foram vistas lavouras com raízes de até 4 metros de profundidade.

Na segunda quinzena de dezembro, a região passou por um veranico. Entretanto, as plantas, nessa área, tiveram condição para buscar nutrientes e água em profundidade, de forma que sofreram menos com essa situação.

E veja ainda:

>> Colheita avança em Chapadão do Céu/GO e lavouras de ciclo médio e manejo de solo confirmam melhor produtividade

>> 'Quem estruturou e aguardou... ganhou', diz produtor de Chapadão do Céu

Veja Fotos:

 

Lucas Rigodanzo e JB - Trincheira Lucas Rigodanzo e JB - Trincheira Lucas Rigodanzo e JB - TrincheiraLucas Rigodanzo e JB - Trincheira Lucas Rigodanzo e JB - Trincheira Lucas Rigodanzo e JB - TrincheiraLucas Rigodanzo e JB - Trincheira Lucas Rigodanzo e JB - Trincheira Lucas Rigodanzo e JB - TrincheiraLucas Rigodanzo e JB - Trincheira Lucas Rigodanzo e JB - Trincheira Lucas Rigodanzo e JB - Trincheira

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
João Batista Olivi e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário